fbpx

Diversão

Festa da Polenta agora é patrimônio cultural do Espírito Santo

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Sérgio Meneguelli foi sancionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos

Publicado

em

Festa da Polenta agora é patrimônio cultural do ES. Foto: Governo ES

A tradicional Festa da Polenta, de Venda Nova de Imigrante, agora é patrimônio cultural e imaterial do Espírito Santo. O projeto de lei de autoria do deputado estadual Sérgio Meneguelli, foi sancionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A nova lei, de 263/2023, foi publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (04). “Este projeto representa uma conquista de extrema importância para a cultura capixaba e merece o nosso respaldo unânime. O Projeto de Lei 263/2023 tem como objetivo declarar a Festa da Polenta, realizada no município de Venda Nova do Imigrante, como Patrimônio Cultural Imaterial do nosso estado. Trata-se de uma celebração que encarna uma história viva, enraizada em tradições que atravessam gerações e se perpetuam no coração da comunidade capixaba”, disse Meneguelli na defesa do projeto de Lei.

Ainda de acordo com o deputado, a Festa da Polenta é muito mais do que um evento festivo. Ela representa um elo valioso entre as pessoas, um exemplo notável de ações voluntárias que promovem o enriquecimento da cultura local e o fomento do turismo em nossa região. Ao conceder a este evento o status de Patrimônio Cultural Imaterial, estaremos protegendo e valorizando não apenas uma festividade, mas também um legado cultural que é parte essencial da nossa identidade capixaba.

Festa da Polenta

A Festa da Polenta surgiu por iniciativa do Padre Cleto Caliman, em 1978, quando foi convidado para ir a uma Festa da Polenta em Sagrada Família, no município de Alfredo Chaves. Ele achou a ideia interessante e resolveu criar a festa em Venda Nova, onde o prato principal era a polenta.

A primeira Festa da Polenta de Venda Nova aconteceu no Colégio Salesiano em 1979, precedida de uma missa na Igreja Matriz. No início, apenas os moradores da cidade participavam da festa, e tudo era improvisado: as donas de casa emprestavam panelas, pratos, copos e talheres e a comunidade doava fubá, macarrão, lingüiça, queijo, frango e bebidas. Desde as primeiras festas, toda a renda era dividida entre as entidades filantrópicas da cidade, com o objetivo de melhorar a vida da população.

Quando o número de participantes começou a crescer, com pessoas vindas de diversos lugares do Estado, surgiu a ideia de estender as comemorações por mais dois dias. Em 1995 a Prefeitura adquiriu um terreno e criou o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman para abrigar a Festa da Polenta e demais festas do município.