Dinheiro
Os concursos públicos projetados pelo Governo do ES para 2024
O mais garantido de todos é um concurso com 40 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da PMES. Mas também pode haver oportunidades para a Polícia Civil, os Bombeiros e as secretarias de Saúde, Educação e Gestão e Recursos Humanos
Em 2024, o Governo do Estado pode abrir concursos públicos para a Polícia Militar (PMES), a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Educação e a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos. É o que afirma o secretário estadual de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. A informação foi dada por ele durante coletiva de imprensa concedida na manhã desta sexta-feira (29) para apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual enviado pelo Poder Executivo para a Assembleia Legislativa.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Duboc é o principal responsável pela elaboração do orçamento estadual. A peça contempla as principais ações e investimentos previstos pelo governo Casagrande para 2024. Em relação à abertura dos concursos, ainda não há nenhuma decisão tomada, mas uma forte inclinação para isso.
Tanto é que, na confecção da proposta orçamentária, a Secretaria de Planejamento incluiu a possível abertura de concurso na descrição das ações previstas para todas as secretarias e órgãos citados no início deste texto.
“Há previsão de alguns concursos públicos”, confirma o secretário. “Todos poderão ser realizados. Geralmente nós realizamos concursos para a área de Educação, para a área de Saúde e para a área de Segurança. São áreas em que temos uma movimentação muito grande de servidores que se aposentam. Então, muito provavelmente, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Educação, Saúde, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos… Esses concursos devem ser abertos no próximo ano.”
Concurso para o CFO
Por ora, o mais seguro dos concursos previstos para o próximo ano é o do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMES, com cerca de 40 a 50 vagas.
No governo passado, foram abertos três concursos para o CFO, cada um com uma turma de cerca de 45 alunos. A duração do curso é de três anos. Assim, a turma ingressa em 2019 se formou no ano passado. E a que ingressou em 2020 está prestes a concluir o curso na Academia da PMES. Por isso, o governo pretende abrir um novo concurso para formação de oficiais, para ingresso de uma nova turma já no ano que vem.
“No próximo mês, 1.100 aprovados vão entrar na Academia para um curso de formação de soldados. E nós devemos abrir um concurso para a continuidade da reposição do oficialato da Polícia Militar. Provavelmente serão em torno de 40, 50 vagas”, assinala o secretário.
“Então, dentro da proposta orçamentária, reservamos parte dos recursos para atender a essas despesas. Mas ainda discutiremos com o governador Renato Casagrande e com os demais secretários quais os concursos que de fato realizaremos em 2024 e qual será o percentual de reajuste caso isso seja uma decisão de governo”, conclui Duboc.
