Dia a dia
Usuários voltarão a monitorar trânsito da Terceira Ponte ao vivo
O serviço está suspenso desde que a Rodosol deixou de administrar a Terceira Ponte

A central de videomonitoramento vai vai liberar o acesso das imagens na Terceira Ponte. (Secom-ES)
Desde que a Terceira Ponte deixou de ser administrada pela concessionária Rodosol e passou para a gestão do Governo do Estado, em 2023, a população que utiliza a via ficou sem acesso às imagens do trânsito que eram divulgadas ao vivo pelo site da empresa. Mas, ao que tudo indica, o serviço voltará a ser disponibilizado, embora ainda sem data definida.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que, em parceria com a Ceturb-ES, está organizando um sistema para consulta e disponibilização das imagens, como era feito anteriormente. Com o monitoramento, o motorista ou passageiro de ônibus conseguia verificar, por exemplo, se havia ou não congestionamento na ponte.
“O projeto está em fase de estruturação técnica e, embora ainda não haja um prazo definido, a previsão é que, em breve, sejam anunciadas novidades sobre esse serviço”, informou a Semobi em nota enviada à reportagem do portal ES360.
Na última segunda-feira (30), o deputado estadual João Coser (PT) apresentou uma indicação parlamentar solicitando que o Governo disponibilize, no site da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-ES), imagens em tempo real do tráfego na Terceira Ponte.
De acordo com o deputado, a proposta atende ao pedido de associações de motoristas, taxistas e usuários frequentes da Terceira Ponte, que tinham no serviço uma forma de se orientar quanto ao fluxo de veículos na região.
“Devolver à população a oportunidade de acessar os dados é uma forma confiável e precisa de avaliar o fluxo de veículos na região, contribuindo para a tomada de decisão na escolha de novas rotas e para a redução de congestionamentos, acidentes, tempos de viagem e poluição. Ao fim, o objetivo principal é termos um trânsito mais seguro e um sistema de tráfego urbano mais inteligente e protegido na Terceira Ponte”, afirmou.
