Dia a dia
Sete mil vagas para CNH de graça no ES. Veja como concorrer!
O lançamento do programa CNH Social acontece nesta terça-feira no Palácio Anchieta, em Vitória

CNH Social irá oferecer 7 mil vagas neste ano. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O governador Renato Casagrande lança nesta terça-feira (1º) a primeira fase do programa CNH Social 2025, que vai oferecer 7 mil vagas para a população de baixa renda obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As oportunidades serão divididas em duas etapas de 3.500 vagas cada, com investimento estimado em R$ 8 milhões. O anúncio será feito durante coletiva de imprensa marcada para as 10h, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.
Entre 2019 e 2024, o programa já beneficiou cerca de 44 mil capixabas com a emissão gratuita da carteira de motorista. A iniciativa é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo ampliar o acesso ao mercado de trabalho.
O Programa CNH Social, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), oferece a cidadãos de baixa renda a oportunidade de obter, de forma gratuita, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site oficial do Detran|ES durante os períodos de abertura do programa.
Passos para se inscrever no CNH Social:
-
Acesse o site oficial do Detran|ES:
-
Localize o programa CNH Social: Na página principal, clique no banner ou botão referente ao programa ‘CNH Social’.
-
Preencha os dados pessoais: Insira as informações solicitadas, assegurando que correspondam exatamente aos dados registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Somente cadastros ativos no CadÚnico até a data especificada no edital vigente serão considerados.
-
Escolha a categoria desejada: Selecione entre as opções disponíveis, como Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); Adição de Categoria A ou B; ou Mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
As vagas são distribuídas com foco na capacitação profissional e aumento da empregabilidade. Por exemplo, em edições anteriores, a distribuição foi de 40% para a primeira habilitação, 20% para adição de categoria e 40% para mudança de categoria.
Critérios de seleção:
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, com base nas informações fornecidas no CadÚnico, considerando critérios como:
-
Menor renda per capita;
-
Maior número de membros no grupo familiar;
-
Conclusão do Ensino Fundamental;
-
Ser beneficiário do Bolsa Família;
-
Data e hora da inscrição.
