fbpx

Dia a dia

Obra atrasa e entrega da Ponte da Madalena será em nova data

A reforma da Ponte da Madalena será concluída em janeiro, com a entrega também do calçadão que liga a orla de Vila Velha à Barra do Jucu

Publicado

em

ponte da madalena

A Ponte da Madalena, em Vila Velha, será entregue em janeiro. Foto: Patrícia Battestin

Prevista inicialmente para ser entregue em dezembro de 2024, conforme anunciado pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, no final do ano passado, a obra de reforma da Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, agora tem uma nova data para inauguração.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a prefeitura, a inauguração acontecerá no dia 18 de janeiro, com atrações culturais locais. Inicialmente, Arnaldinho cogitou a presença do cantor Martinho da Vila, que eternizou a ponte em uma de suas canções, mas a participação do artista não foi confirmada.

Juntamente com a Ponte da Madalena, será entregue o calçadão que passa por trás do Motel Dunas e ligará a orla de Vila Velha à Barra do Jucu.

“A Ponte da Madalena será entregue com o calçadão, cuja execução não estava prevista inicialmente. Por esse motivo, houve ajuste no cronograma”, explicou o Executivo em nota.

A promessa de reconstrução da ponte vem desde o desabamento ocorrido em 3 de dezembro de 2017, causado pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo, elevando o nível do Rio Jucu e provocando uma correnteza que destruiu a estrutura.

Construída em 1896, a Ponte da Madalena recebeu esse nome em homenagem às Bandas de Congo da Barra do Jucu, famosas pela música “Madalena do Jucu”, do cantor e compositor Martinho da Vila. A ponte passou por restauração em 2015 e tornou-se um marco da Reserva Ecológica de Jacarenema, que preserva uma rica diversidade de vegetação nativa do Espírito Santo.

Ligação até a Ponte da Madalena

A recuperação da Ponte da Madalena faz parte de um projeto maior da prefeitura de Vila Velha, que inclui também a revitalização da orla da Ponta da Fruta, com oito quilômetros de ciclovia e calçadão. A nova orla contará com ciclovia, calçadão, iluminação, pavimentação, além de parquinhos e academias ao longo do percurso. “Estamos falando de três quilômetros, do Jockey até a Ponte da Madalena, e oito quilômetros, da nova Ponta da Fruta até Interlagos, totalizando 11 quilômetros de novas ciclovias e calçadão. Nossa meta está prestes a ser alcançada: conectar o Libanês à nova Ponta da Fruta, com 32 km de orla”, declarou Arnaldinho no ano passado.