Dia a dia
Na espera de peças para o seu carro? Saiba os seus direitos
Tanto nas redes sociais quanto no Reclame Aqui, há inúmeros relatos de proprietários de carros elétricos se queixando
A crescente presença de veículos elétricos e importados nas ruas da Grande Vitória tem trazido consigo um problema preocupante para alguns proprietários: a espera prolongada por peças de reposição. Muitos consumidores se veem em uma situação delicada quando seus automóveis apresentam defeitos e não conseguem encontrar as peças necessárias para o conserto, nem mesmo nas concessionárias onde adquiriram os veículos. Há relatos de espera de até 180 dias. Mas, afinal, qual o direito do consumidor nesta situação?
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Tanto nas redes sociais quanto no Reclame Aqui, há inúmeros relatos de proprietários de carros elétricos se queixando. A principal queixa é a de atraso na entrega de peças de reposição. Apesar da pouca idade dos carros, e ainda que, em tese, os carros elétricos demandem menor grau de manutenção — muitos apresentam defeitos e os proprietários estão insatisfeitos com o pós-venda que tem sido lento.
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Um motorista de aplicativo, que não quis se identificar, comprou um veículo elétrico visando economizar com combustível. No entanto, ele se viu frustrado ao lidar com problemas mecânicos recorrentes em seu carro, que é sua principal ferramenta de trabalho. “Ainda está dentro da garantia, eu o deixo na concessionária, eles ficam com o veículo por dias e me devolvem. Eu volto a usar o carro e os mesmos problemas persistem, então tenho que retornar lá. O problema não é solucionado e eu simplesmente não suporto mais essa situação”.
O especialista em mecânica automotiva, Thiago Woelffel contou que a dificuldade na obtenção de peças não se limita apenas a veículos elétricos, mas também a itens comuns, como pneus, cuja espera pode chegar a até 65 dias. Há relatos de consumidores aguardando peças de reposição por mais de 120 dias, o que prejudica não apenas a mobilidade, mas também acarreta em prejuízos financeiros significativos, especialmente para motoristas de aplicativo.
Diante dessa realidade, os consumidores são orientados a buscar soluções por meio do Procon e, se necessário, recorrer à justiça para garantir seus direitos. No caso de acidentes, também há um prazo razoável estabelecido para a disponibilização das peças, no entanto, há consumidores que estão há 180 dias com seus veículos parados.
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Segundo o advogado Hélio Casagrande, quando se trata de garantia por defeito, as montadoras têm até 30 dias para realizar o conserto do veículo. Após esse prazo, o consumidor tem o direito de exigir a substituição do veículo ou o reembolso do valor pago. No entanto, se a concessionária ou fabricante não cumprir com essas obrigações, o consumidor pode recorrer à justiça, buscando não apenas a restituição do valor, mas também indenizações por danos materiais e morais.
A situação mostra a necessidade de as montadoras e concessionárias buscarem soluções para garantir o fornecimento adequado de peças de reposição e cumprir com as obrigações legais estabelecidas. Enquanto isso, os consumidores devem estar cientes de seus direitos e preparados para tomar medidas legais caso necessário.
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