fbpx

Dia a dia

Conquista do voto feminino completa 91 anos nesta sexta

Mesmo com o decreto em 1932, a presença feminina na política ainda é pouco numerosa

Publicado

em

Número de mulheres na política vem aumentando ao longo dos anos. Foto: Reprodução/Brasil de Fato

O dia 24 de janeiro é marcado pela comemoração da conquista do voto feminino no Brasil. O direito só foi reconhecido por meio de um decreto no ano de 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Nesse mesmo ano foi criada a Justiça Eleitoral e a instituição do Código Eleitoral.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, comentou na sessão plenária da última quinta-feira (23) sobre a importância de lembrar e comemorar a data. “O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a universalizar o voto, inclusive para todas as mulheres”.

Presença feminina na política

Hoje, as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro mas, a representação política feminina segue sendo baixa. Entre 1950-1954, apenas 0,3% dos deputados presentes na Câmara eram mulheres. Entre 1995-1999, a porcentagem subiu para 7% entre os 513 parlamentares eleitos. Hoje, as mulheres compõem 17,7% no parlamento.

Por conta da baixa presença de mulheres, a luta pela inclusão feminina na política foi pauta em quase todas as últimas eleições. Em abril de 2022, foi aprovada uma emenda que determinou aos partidos a aplicação de recursos do Fundo Partidário para a promoção e difusão da participação de mulheres na política. Outra obrigação dos partidos colocada por essa emenda foi a divisão do tempo de propaganda gratuita, com o percentual de no mínimo 30% para candidaturas de mulheres.

TSE Mulheres

O TSE criou uma página em que traz todo o histórico do voto feminino no Brasil, desde 1927 até as últimas eleições. O site também mostra informações atualizadas sobre a participação feminina na política. De acordo com os dados publicados, em 2022, 34% do total de candidatos aos cargos de governo foram mulheres, sendo 18% eleitas.

Em 2018, 287 candidatas foram escolhidas para representar a população no executivo. Já nas últimas eleições, esse número foi de 311, um aumento de aproximadamente 2%.

As informações completas estão no site do TSE Mulheres.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui