Dia a dia
Conheça a história do apartamento onde artistas buscam seus sucessos
No apartamento 601 na Praia da Costa, Bruno Caliman já recebeu grandes nomes da música, entre eles, Luan Santana
O que as músicas “Chico” da Luisa Sonza e “Camaro Amarelo” da dupla Munhoz e Mariano têm em comum? As duas tiveram o mesmo compositor: Bruno Caliman. O baiano, que adotou o Espírito Santo como casa, já tem mais de 200 músicas gravadas por diversos artistas de sucesso no país.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Morador da Praia da Costa, o compositor tem um apartamento exclusivo para levar os artistas para a cidade. Como não é muito fã de viajar, ele leva os artistas para o apartamento, que diz ser quase um museu dedicado à Elvis Presley, sua maior inspiração.
Luan Santana, Paulo Ricardo, Zé Geraldo, Fernando e Sorocaba, Lucy Alves, Gustavo Mioto, Felipe Araújo, Ana Vilela e tantos outros já foram ao famoso apartamento 601 para escolher composições de Caliman.
No sertanejo, o compositor diz que recebe um carinho dos cantores. Daniel, por exemplo, já chamou o músico no palco para cantar junto. “Os sertanejos eu tenho parceria. Zezé de Camargo, Chitãozinho e Xororó, Luan Santana, Gustavo Lima. No meio sertanejo eu sou muito querido”, lembra.
Composições
O músico de 46 anos conta que muitos acreditam que um compositor fica embaixo de um pé de coco na praia para surgir alguma inspiração, mas que com ele é diferente. “Eu fico num quarto escuro, fecho a cortina, um violão, um celular e uma cama. Só isso, é mesmo simples assim”.
Para ele, as composições não são feitas para serem direcionadas de acordo com o perfil de cada cantor. As composições feitas por ele são todas sem um artista direcionado e são escolhidas pelos cantores somente após elas estarem prontas para serem gravadas.
Ele já foi considerado o artista que mais arrecadou com direitos autorais no país e segue “beliscando” as primeiras colocações. A cada vez que as canções são reproduzidas em rádio ou streamings, o compositor recebe uma quantia por fazer parte da produção.
As maiores inspirações de Caliman são Elvis Presley, Raul Seixas, Bob Dylan, Zé Ramalho, Belchior e Zé Geraldo. “Sou dessa tribo aí, essa pessoa da MPB, mais trovador que conta histórias com o violão”, destaca.
Dono de tantas composições famosas e cantadas em todo o país, Caliman comenta que é estranho perceber que todo mundo está cantando uma música composta por ele sem saber da onde saiu a canção.
“Quando a música faz muito sucesso parece que ela começa a pertencer as pessoas. Ela deixa de pertencer ao autor. É uma coisa meio estranha mas eu acho legal porque as pessoas tomam a música para elas então faz parte da trilha sonora da vida delas”, afirma.
“Chico”
O sucesso mais recente de Luísa Sonza veio com a música Chico, dedicada para o ex-namorado. O hit alcançou o top 10 do Spotify e segue entre as mais tocadas. Entre os compositores, está Caliman. Os dois se conheceram em São Paulo e a cantora chamou o compositor para auxiliar no disco.
De acordo com ele, a música foi feita em Los Angeles junto com outros três amigos que estavam na casa com Luísa. A cantora contou sobre o que estava sentindo e a música começou a ser criada. Com apenas um violão, o grupo conseguiu criar toda a melodia baseada na Bossa Nova.
“Só tinha um violão lá, eu peguei aí a gente tentou fazer uma relação com Chico Buarque também. Até adaptamos uma frase dele de Folhetim que a Gal Costa canta ‘Se acaso me quiseres’. Isso foi a parte que deu mais trabalho de mexer. Mas a música fluiu em 40 minutos, foi muito tranquila e a gente nunca imaginou que ia ter essa repercussão”, explica.
Nos palcos
Em relação a se apresentar, Caliman diz que preferiu cuidar dos filhos antes de subir no palco. Só agora, anos depois de começar a compor que resolveu gravar as próprias músicas e produzir um disco.
“Então decidi criá-los, participar de tudo da vida deles desde a infância à vida adulta e agora eu tô começando uma carreira, me apresentando, cantando. Já tenho shows em São Paulo, tá devagarzinho mas tô indo”, relata.
Confira a entrevista completa
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui