Dia a dia
Com desfile polêmico, Boa Vista é campeã do Carnaval de Vitória
A Boa Vista conquistou o título com enredo em homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado

A Boa Vista desfilou com o dia claro e fez homenagem a Sebastião Salgado. Foto: Divulgação (Prefeitura)
A escola de samba Independente de Boa Vista, única representante de Cariacica, conquistou o título de campeã do Carnaval de Vitória com o enredo “Os Olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”, que celebrou o renomado fotógrafo brasileiro. Em segundo lugar ficou a Chegou o que Faltava. A escola Imperatriz do Forte ficou em último lugar e foi rebaixada para o Grupo A de acesso em 2026.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A agremiação desfilou já com o dia claro, na manhã de domingo (23), e levou 1.500 componentes à avenida, demonstrando talento, brilho e garra da comunidade da Águia Furiosa.
“A comunidade da Boa Vista esteve completamente engajada em mais uma jornada rumo à avenida. As equipes de barracão, ateliê, bateria e harmonia trabalharam intensamente para garantir um espetáculo inesquecível”, afirmou o presidente da escola, Emerson Xumbrega.
Nesta quarta-feira, no entanto, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, emitiu uma nota de repúdio contra a escola por ter levado para a avenida integrantes homenageando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Classificando o MST como um “movimento criminoso”, o prefeito declarou que não fará mais repasses de verba pública à Independente de Boa Vista e que a escola será responsabilizada de “forma cabível” pela prefeitura.
A agremiação reagiu e divulgou uma nota lamentando o posicionamento de Euclério. “A Boa Vista é um dos maiores expoentes da cultura do Espírito Santo, levando o nome de Cariacica para o Brasil e para o mundo”, diz um trecho da nota. Ainda segundo o comunicado, a agremiação afirma respeitar a opinião do prefeito, mas reforça que o desfile teve como objetivo enaltecer a arte, a cultura e a história de um brasileiro que tanto orgulha o país.
Confira a classificação
- Independente de Boa Vista
- Chegou o que Faltava
- Mocidade Unida da Glória
- Unidos da Piedade
- Novo Império
- Unidos de Jucutuquara
- Imperatriz do Forte
Grupo A
A Escola de Samba Andaraí brilhou na passarela do Sambão do Povo ao desfilar na madrugada de sábado e conquistar o título do Grupo A. Com a vitória, a agremiação garantiu seu retorno à elite do Carnaval de Vitória. Em segundo lugar ficou a Pega no Samba.
O resultado, divulgado nesta quarta-feira, também confirmou o rebaixamento da escola Independente de São Torquato, que ficou na última colocação e disputará o Grupo B em 2026, desfilando no domingo.
Grupo B
A escola de samba Chega Mais, do Morro do Quadro, conquistou o título do Grupo B do Carnaval de Vitória ao desfilar no domingo com o enredo “Alodê, Odofiaba, Mãe-d’água, Odoyá”. A agremiação celebrou a força e a importância de Yemanjá, ressaltando sua ligação com as águas, sua maternidade divina e o sincretismo religioso que envolve sua figura no Brasil.
Quarta escola a cruzar a avenida na noite do desfile, a Chega Mais impressionou com cerca de 700 componentes, organizados em 19 alas, além de um carro alegórico, um tripé e um pede passagem. Fundada em 1980, a escola trouxe uma abordagem ampla e culturalmente rica, incluindo diferentes tradições religiosas em sua homenagem à orixá.
