fbpx

Coluna Vitor Vogas

Euclério repudia desfile de escola de samba de Cariacica

Por causa de ala sobre o MST, prefeito afirmou que não fará mais repasses à Independente de Boa Vista e que a “responsabilizará de forma cabível”

Publicado

em

Euclério Sampaio é prefeito de Cariacica

Euclério Sampaio é prefeito de Cariacica

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), publicou uma nota de repúdio ao desfile da escola de samba Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória. A escola do município participou do desfile do Grupo Especial no Sambão do Povo, na manhã do último domingo (23), e levou para a avenida um enredo em homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A reação de Euclério se deu por conta de uma ala da escola que representava o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ensaios e exposições de fotos retratando o cotidiano de participantes do movimento – reunidas, por exemplo, no livro “Terra” – constituem parte muito importante da obra do fotógrafo mineiro mundialmente aclamado.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Classificando o MST como um “movimento criminoso”, o prefeito de Cariacica afirmou que não fará mais repasses de verba pública à Independente de Boa Vista e que a escola será responsabilizada de “forma cabível” pela prefeitura.

Evangélico e pouco afeito ao Carnaval, Euclério não compareceu aos desfiles no Sambão do Povo no último fim de semana.

A vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB), desfilou na Boa Vista.

Eis a nota completa de Euclério:

Venho a público me manifestar sobre a polêmica envolvendo o desfile da Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória. A partir deste ano, não faremos mais qualquer repasse à escola. Não compactuo com homenagens a movimentos criminosos, que espalham o terror e a tristeza no campo.

Quando nos apresentaram o projeto, a escola nos informou que faria uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado. Em nenhum momento nos informou que levaria para a avenida uma ala do MST.

Não participo do Carnaval e nosso objetivo enquanto prefeitura foi fomentar o movimento cultural de nossa cidade. Contudo, esse erro é inadmissível. Vamos responsabilizar a escola de forma cabível.