fbpx

Carnaval 2026

Boa Vista escolhe samba-enredo sobre João Bananeira para 2026

Atual campeã do carnaval de Vitória definiu samba-enredo sobre o Congo Capixaba em disputa acirrada que varou a madrugada

Publicado

em

Boa Vista é a atual campeã do carnaval capixaba. Foto: Reprodução/Sambão do Povo/ TV Sim-SBT

Boa Vista é a atual campeã do carnaval de Vitória. Foto: Reprodução/Sambão do Povo/ TV Sim-SBT

A Boa Vista, atual campeã do carnaval de Vitória, já tem samba-enredo para o desfile do próximo ano. A escola vai levar para a avenida a história de João Bananeira, referência do Congo de Roda d’Água e voz do Congo Capixaba.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A final do concurso de samba-enredo aconteceu na quadra da agremiação e reuniu quatro composições. A disputa seguiu madrugada adentro e terminou com festa da comunidade em Itaquari. O samba escolhido foi composto por Gigi da Estiva e Diego Nicolau, em parceria com intérprete da MUG.

O carnavalesco Cahê Rodrigues explicou que a ideia do enredo “João do Congo – A voz que dança nas folhas da resistência” nasceu do desejo de valorizar tradições do Espírito Santo.

“Desde que eu cheguei aqui eu escuto falar do Congo de Roda d’Água, de João Bananeira. Eu comecei a estudar e a pesquisar se alguma escola já tinha falado profundamente sobre isso e eu descobri que não. O Congo Capixaba tinha sido citado em alguns carnavais, mas nunca um tema específico que exaltasse João Bananeira, que hoje é o porta-voz do Congo Capixaba”, destacou.

Confira a letra completa do samba-enredo escolhido

Feijoada

Shows de Pele Morena, Casaca, Pedro & Lucas, Flavinha Mendonça, Andrea Nery e da Bateria Águia Furiosa prometem transformar a 18ª edição da Feijoada da Boa Vista em uma grande celebração da música e da cultura capixaba. O evento acontece no dia 13 de setembro, sábado, na Matrix Music Hall, em Cariacica.

Além dos nomes locais, a festa terá convidados especiais que fortalecem a tradição do samba, como Andrezinho (ex-Grupo Molejo), PC Macabu (direto do Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro), Vitinho do Cavaco e Emerson Xumbrega, que se revezam em uma super roda de samba criada especialmente para a ocasião.

Os bilhetes estão no terceiro lote, a R$ 90, e podem ser comprados em pontos físicos – como a Lojinha da Boa Vista (Itaquari), Country Ville (Campo Grande), Bar do Beto (Expedito), Casa Árabá (Centro de Vitória) – ou pelo site www.brasilticket.com.br.

Carnaval 2026

O Carnaval de Vitória — considerado o terceiro maior do Brasil e o primeiro do calendário nacional — terá transmissão por uma nova emissora a partir de 2026. Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial passarão a ser exibidos pela TV SIM/SBT (canal 10.1), que assume como emissora oficial do evento.

Além da nova transmissão, o Grupo Especial terá uma ampliação no número de agremiações. O total passa de sete para dez escolas, já a partir de 2026. Com o novo formato, os desfiles serão realizados em duas noites: sexta-feira, 6 de fevereiro, e sábado, 7 de fevereiro.

Sexta-feira (06/02)
Pega no Samba
Novo Império
Unidos de Jucutuquara
Mocidade Unida da Glória (MUG)
Imperatriz do Forte

Sábado (07/02)
Rosas de Ouro da Serra
Unidos da Piedade
Independentes de Boa Vista
Chegou Que Faltava
Andaraí