fbpx

Dia a dia

Assembleia votará fim de câmeras em uniforme de agentes penitenciários

A proposta do deputado Callegari tramita em regime de urgência

Publicado

em

O projeto que barra o uso de câmeras na Ales tramita em regime de urgência. Foto: Divulgação (Ales)

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai votar, em regime de urgência, o projeto do deputado Callegari (PL) que acaba com o uso de câmeras em uniformes de agentes penitenciários do estado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O equipamento, uma iniciativa do Governo do Estado, já é usado em ocorrências de contenção e intervenção nos presídios. Ao todo, são 70 câmeras distribuídas nas 36 unidades.

O projeto que barra o uso desta tecnologia seria votado nesta terça-feira (7) no plenário da Ales, no entanto, a sessão caiu por falta de quórum e nenhum projeto foi apreciado pelos parlamentares.

A expectativa é de que a proposta entre na pauta de votação na sessão desta quarta-feira (8).

Segundo o autor do projeto, a questão das câmeras envolve gasto público e a segurança dos policiais penais. O Coronel Weliton (PTB) foi um dos que votaram pela urgência e afirmou que é totalmente contra o uso de câmeras nos uniformes dos agentes.

O líder do governo na Casa, deputado Dary Pagung (PSB), liberou os parlamentares da base a votar de acordo com a consciência de cada um. Apenas os deputados João Coser e Iriny Lopes (ambos do PT) e Camila Valadão (Psol) manifestaram-se contra a urgência.

Foram investidos cerca de R$ 230 mil nos equipamentos, que têm memória interna de 32 gigas e localização por GPS, resolução de imagem de 2.0 megapixels, sensor de gravidade 3D e autonomia de até 100 horas de gravação de vídeo e áudio.

No lançamento, ocorrido no mês passado, o governador Renato Casagrande declarou que as câmeras protegem o servidor e amplia a transparência, preservando o direito de todos.

“O Governo segue investindo forte em tecnologia em segurança pública, dando melhores condições de trabalho para que nossos operadores sigam obtendo os melhores resultados possíveis”, afirmou o governador na época.