fbpx

Dia a dia

Aluno pede a Casagrande para pagar sua faculdade. Veja a resposta

O governador Renato Casagrande recebeu um pedido inusitado de um estudante em uma escola de Afonso Cláudio

Publicado

em

governador

O governador Renato Casagrande recebeu pedido inusitado. Foto: Reprodução (Redes Sociais)

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), viveu uma situação inusitada durante uma visita a uma escola no município de Afonso Cláudio, na última sexta-feira (21). Ele esteve no Centro Estadual de Tempo Integral para fazer uma inauguração. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os estudantes cercaram o governador para fazer fotos e cumprimentá-lo. Durante a visita, um dos alunos gravou um vídeo com o socialista e fez uma pergunta inusitada em volta de outros adolescentes que tentavam um registro com ele.  

“Casagrande, paga minha faculdade?”, pediu o estudante. No vídeo é possível ver que o governador fica um tempo sorrindo pensando no que iria falar. “Estude bastante. Você consegue de graça”, respondeu. 

A publicação no Tik Tok tem quase 146 mil visualizações, 347 comentários e mais de 2,4 mil compartilhamentos. O estudante que fez o vídeo postou a seguinte mensagem: “Isso nem é governador, é um pai. Você é fera”. 

@jorrge_del Isso nao é um governador, é um pai  #maisqueamigosfriends #casagrande @Renato Casagrande vc é fera #espiritosanto ♬ som original – JÖŘĞƏ

Após visualizar o vídeo, o governador também entrou na brincadeira e respondeu: “O pai é sucesso”. Na publicação, outros internautas também fizeram questão de deixar mensagens ao governador destacando o programa do Governo do Estado que garantem acesso à Universidade de forma gratuita. 

Casagrande e o Nossa Bolsa

Estudantes do Espírito Santo têm uma nova oportunidade de ingressar no ensino superior sem custos. O programa Nossa Bolsa está com inscrições abertas, oferecendo mais de mil bolsas integrais para a primeira graduação em faculdades estaduais. As inscrições vão até 27 de junho. Para participar, o candidato deve ter uma renda familiar de até um salário e meio. Os cursos oferecidos incluem áreas como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Direito, Administração, e áreas tecnológicas. Os cursos são presenciais e estão disponíveis tanto na Grande Vitória quanto no interior do estado.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da FAPES. Além disso, é necessário ter estudado em escola pública, escola técnica pública ou ter recebido bolsa integral em escola particular. A seleção é baseada na nota do ENEM, e há vagas reservadas para o programa Estado Presente e para estudantes pretos e pardos.

O programa é financiado pelo governo do estado, com apoio da Secretaria de Educação. Para o ciclo atual, estão sendo destinados R$ 5 milhões. O Nossa Bolsa existe desde 2006 e já beneficiou estudantes de diversas áreas.

Prouni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) do Governo Federal disponibiliza bolsas de estudo em faculdades particulares de todas as regiões brasileiras. As inscrições são abertas duas vezes, no início de cada semestre. A data da inscrição para a segunda etapa ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). A previsão é que aconteça até o mês de julho.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Tenha cursado:
    o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
    o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
    o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
    seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos

Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui