fbpx

Dia a dia

Abandonado, casarão da Chácara Von Schilgen vai virar centro gastronômico

O imóvel, localizado em uma das áreas mais nobres de Vitória, pertenceu à família Von Schilgen

Publicado

em

Em parceria com a iniciativa privada, a prefeitura de Vitória vai investir R$ 7 milhões para restaurar o casarão da Chácara Von Schilgen. O imóvel, localizado na Praia do Canto, atualmente está abandonado, mas vai virar um centro cultural e gastronômico.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O prefeito Lorenzo Pazolini assinou o Acordo de Cooperação para restauração na tarde desta segunda-feira (26). A previsão é de que as obras sejam iniciadas em um prazo de até 60 dias e a conclusão em até três anos.

A edificação foi construída por João Batista Politi e abrigou uma das famílias mais ricas e tradicionais da sociedade capixaba, no final do século XIX.

Por ser um prédio antigo com características físicas e arquitetônicas históricas, é demandado um serviço de restauro e manutenção de alta complexidade técnica.

“Não é uma obra simples. Não é reconstruir ou reformar. É restaurar um prédio tomado pelo patrimônio público. É uma obra minuciosa, que requer mão de obra especializada. Será mais um ponto turístico para gerar renda e oportunidade para a cidade”, disse.

O Secretário Municipal de Cultura, Luciano Gagno, reforçou a importância da obra para toda a região da Grande Vitória.

“Esse é um avanço muito importante para valorizar as raízes da nossa formação. Aproveitar a Chácara, que é emblemática para a história da cidade, para transformar em um espaço com viés cultural e ensinar a sociedade como chegamos até aqui é valorizar a nossa história”, afirmou.