fbpx

Coluna Vitor Vogas

Janete de Sá está com um pé no partido de Casagrande

Deputada é mais uma dirigente prestes a abandonar o partido que ela mesma comanda no Espírito Santo

Publicado

em

Deputada Janete de Sá. Foto: Divulgação

Deputada Janete de Sá. Foto: Divulgação

A deputada estadual Janete de Sá está com um pé no Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla do governador Renato Casagrande. Para concorrer a mais um mandato na Assembleia Legislativa, a deputada vai se desfiliar do Partido da Mobilização Nacional (PMN), do qual é nada menos que a presidente no Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em conversa com a coluna, Janete afirmou que a decisão ainda não está tomada, mas admitiu que trocará de partido se, nos próximos dias, não conseguir montar uma chapa competitiva de candidatos a deputado estadual no PMN (é muito difícil que consiga). Ela disse ter sido convidada pessoalmente por Casagrande para ingressar no PSB e pelo prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, para entrar no PDT.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A coluna apurou, porém, que o destino da parlamentar será mesmo o PSB, a partir de uma costura feita pessoalmente pelo governador – não obstante a resistência de alguns dirigentes do partido. Janete já pertenceu ao PSB. Pelo partido, elegeu-se deputada estadual em 2002 e 2006. Ao longo de todo o atual governo, fez parte da base de Casagrande na Assembleia (em que pese ter votado contra a reforma da Previdência estadual).

Agora, o governador está lhe dando uma ajudinha, como a muitos outros aliados, para a deputada sobreviver eleitoralmente.

Luciano Machado no PSB

O deputado estadual Luciano Machado também compõe a lista de “novas aquisições” do PSB. Pré-candidato a deputado federal, ele acaba de decidir trocar o Partido Verde (PV) pela sigla do governador, de quem é antigo aliado. Na noite desta segunda-feira (21), preencherá a ficha de filiação ao PSB. O anúncio oficial será feito no próximo domingo (27). Machado é ex-prefeito de Guaçuí e elegeu-se deputado estadual pelo PV em 2018.

Luciano Pingo na presidência do PROS

Por falar em trocas partidárias e na Região do Caparaó, o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, anunciou nesta segunda-feira (21) que assumiu a presidência estadual do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Pingo estava no Republicanos, mas saiu do partido em razão de movimentos considerados de oposição ao governo Casagrande por parte de duas estrelas da agremiação: o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o presidente da Assembleia, Erick Musso.

Ciranda maluca

Até então, a presidência estadual do PROS estava com Alberth Kawê Oliveira, aliado do deputado estadual Renzo Vasconcelos. Tudo indicava que Renzo trocaria o PP pelo PROS para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Mas, na última quarta-feira (16), o deputado decidiu filiar-se ao Partido Social Cristão (PSC).

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.