Coluna Vitor Vogas
Euclério convida César Colnago para ser secretário em Cariacica
Ex-vice-governador tende a aceitar o convite e pode escolher entre duas pastas. Conheça os bastidores desse iminente retorno de Colnago à vida pública

Euclério Sampaio convidou César Colnago para compor a sua equipe em Cariacica
O ex-vice-governador César Colnago (sem partido) está prestes a se tornar secretário municipal de Cariacica, a convite do prefeito Euclério Sampaio (União Brasil). Euclério convidou Colnago para chefiar uma destas duas secretarias: ou a de Saúde ou a de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Pelo que a coluna apurou, Colnago está muito propenso a aceitar o convite do prefeito. Os dois devem ter uma conversa conclusiva na próxima segunda-feira (21). Na ocasião, a pasta a ser ocupada pelo ex-vice-governador será definida.
Euclério deixou Colnago à vontade para escolher. Mas, no que depender do prefeito, o ex-vice-governador deve assumir a Secretaria de Saúde. É onde ele possui a maior necessidade no momento.
No último dia 11, Euclério exonerou a enfermeira Roberta Goltara do cargo de secretária de Saúde. Desde então, a pasta está sendo comandada interinamente por Carlos Renato Martins, mas Euclério já afirmou à coluna que não pretende efetivá-lo no cargo.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação também se encontra sem um titular definitivo. No momento, a secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Luciana Tibério Gomes, está acumulando o comando das duas pastas.
> Gilson Daniel pode voltar para a equipe do governo Casagrande
Colnago, 64 anos, é médico e servidor de carreira da Secretaria de Estado da Saúde, onde dá expediente atualmente. Com uma longa folha de mandatos eletivos, não exerce cargo público desde o fim de 2018, quando acabou o último governo Paulo Hartung (2015-2018), de quem foi vice-governador.
Antes disso, Colnago exerceu três mandatos como vereador de Vitória, dois como deputado estadual (de 2003 a 2010) e um como deputado federal (de 2011 a 2014). Chegou a presidir a Câmara de Vitória e a Assembleia Legislativa (de 2005 a 2007). Entre os anos 1980 e 2000, comandou várias secretarias na Prefeitura de Vitória e no Governo do Estado. Chegou a ser secretário de Saúde da Capital, na administração de Hermes Laranja, na década de 1980.
Eleições 2022
Nas eleições deste ano, Colnago não disputou nenhum cargo, mas foi um personagem muito comentado nos meses anteriores ao período oficial de campanha. Sua participação no processo foi marcada pelo seu rompimento com o PSD, representado pelo ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon na eleição ao Governo Estadual – e, extensivamente, com o grupo político do ex-governador Paulo Hartung, de quem era um histórico aliado.
Até meados de maio, Colnago tentou, sem sucesso, viabilizar candidatura a governador – primeiro pelo PSDB, depois pelo PSD. No fim de março, ele anunciou a sua troca de partido, alegando que estava sem espaço no PSDB para construir sua candidatura ao governo. No PSD, contudo, também não encontrou esse espaço. Controlado por aliados de Hartung no Espírito Santo, o partido decidiu lançar Guerino ao Palácio Anchieta.
> Deputados terão mais dinheiro para emendas no orçamento do ES em 2023
Em maio, Colnago mudou os planos e afirmou à imprensa que buscaria viabilizar candidatura ao Senado pelo PSD. Mas o partido também não bancou esse projeto. Em entrevista à coluna no início de junho, Guerino afirmou que Colnago seria candidato a deputado federal. O próprio Colnago, porém, desde o início do processo, dizia taxativamente que nem sequer cogitava ser candidato a deputado novamente.
Escanteado e desprestigiado no PSD, Colnago afastou-se do grupo de Guerino (logo, de Hartung) e se reaproximou de outro antigo aliado, o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB), candidato a vice-governador na chapa do governador Renato Casagrande (PSB). Em julho, o ex-vice-governador desfiliou-se do PSD e fez uma inflexão em direção ao grupo de Casagrande.
A coluna apurou que, após a reeleição de Casagrande, Colnago chegou a ser sondado por um emissário do governador sobre a possibilidade de assumir algum cargo (não definido) no próximo governo do socialista. No entanto, ele está mais inclinado a se juntar à equipe de Euclério, que se apressou a lhe fazer uma proposta concreta.
Euclério é aliado incondicional de Casagrande, de modo que, colaborando com o prefeito de Cariacica, Colnago, por tabela, também estará integrado à aliança política liderada por Casagrande no Estado.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
