fbpx

Coluna Vitor Vogas

Partido do governador troca o comando em cidade da Grande Vitória

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) terá um novo presidente em Cariacica, a partir do próximo domingo (30). Euclério amplia sua influência

Publicado

em

Antonio Carlos Cesquim (ao centro) será o novo presidente do PSB em Cariacica

Antonio Carlos Cesquim (ao centro) será o novo presidente do PSB em Cariacica

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) terá um novo presidente em Cariacica a partir do próximo domingo (30). O diretor-presidente das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo S.A. (Ceasa), Antonio Carlos Cesquim, assumirá o comando da nova Executiva Estadual, à frente de uma chapa de consenso, a ser eleita pelos militantes em congresso municipal, marcado para as 8 horas, na Câmara Municipal. Ele substituirá Luiz Carlos Silvério Coutinho, mais conhecido como Índio, que dirigia o partido em Cariacica desde 2017.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Índio foi secretário extraordinário de Relações Políticas na administração de Euclério Sampaio (MDB) até o início deste ano. Em fevereiro, o prefeito o exonerou. No dia seguinte, ele estava nomeado em um cargo comissionado de “assessor especial” na Casa Civil do governo Casagrande. Índio é um militante orgânico do PSB, muito mais ligado às raízes ideológicas do partido – portanto, muito mais de esquerda.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A substituição do antigo dirigente por Cesquim na presidência do PSB tem total influência de Euclério. O prefeito tem ojeriza à esquerda – campo representado por Índio. É ele o grande patrocinador da chegada de Cesquim à presidência do partido de Casagrande em seu município. Com o presidente da Ceasa à frente do PSB em Cariacica, Euclério tende a aumentar a sua influência sobre o partido do governador na cidade.

O PSB também tem a vice-prefeita de Euclério, Shymenne de Castro, filiada no ano passado para disputar a eleição na chapa dele. Ela fará parte da nova Executiva Municipal.

A construção da chapa de consenso não foi isenta de disputa. Resistindo em deixar a presidência, Índio ameaçou lançar outra chapa e forçar uma decisão no voto. Foi convencido, enfim, a desistir e abrir mão do cargo. Como parte do acordo, ele passará a ser o vice-presidente da nova direção municipal. Um dos arquitetos da chapa foi o ex-vereador de Cariacica Mansur, aliado de Euclério.

Casagrande avalizou o acordo. Também gosta da ideia de uma reoxigenação no PSB de Cariacica.