fbpx

Coluna Vitor Vogas

Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Vila Velha este ano

Você sabe quem são os 5 possíveis concorrentes a prefeito de Vila Velha na eleição de outubro? Aqui te damos a lista completa com o perfil de cada um

Publicado

em

Sede da Prefeitura de Vila Velha

Fachada da sede da Prefeitura Municipal de Vila Velha. Foto: Divulgação / Secom PMVV

Você sabe quem são os pré-candidatos a prefeito de Vila Velha na eleição municipal deste ano, marcada para 6 de outubro? A esta altura, temos quatro nomes no páreo e um provável quinto. Apresentamos abaixo todos eles, com um pequeno perfil de cada um.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Arnaldinho Borgo (Podemos)

Tem 40 anos. É filho do já falecido Arnaldo Borgo, que foi político em Vila Velha. Começou na atividade política como assessor parlamentar. Em 2012, elegeu-se para seu primeiro mandato, como vereador de Vila Velha, pelo MDB. Logo depois, tornou-se secretário municipal de Assistência Social, na administração de Rodney Miranda. Em 2016, ainda no MDB, renovou o mandato na Câmara, sendo até hoje o candidato mais votado para o cargo da história na cidade. Passou a exercer mandato de oposição ao então prefeito, Max Filho.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Em 2020, trocou o MDB pelo Podemos para conseguir se candidatar a prefeito. Foi o mais votado no 1º turno, deixando para trás Neucimar Fraga e Max, e derrotou este último no 2º turno. Em 2022, apoiou a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), com quem tem parceria política e administrativa. Agora, disputará a reeleição pelo Podemos, liderando uma coligação que já reúne cerca de 10 partidos. Ainda não anunciou a candidatura.

Coronel Alexandre Ramalho (PL)

Tem 54 anos. Dedicou toda a sua vida profissional à Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Ingressou na tropa no início dos anos 1990 numa turma de jovens oficiais. Chegando à patente de coronel, passou por diversas funções, como comandante do Batalhão de Missões Especiais (BME). Em 2018, virou comandante-geral da PMES. No ano seguinte, assumiu a Secretaria de Defesa Social de Viana, a convite do então prefeito Gilson Daniel.

Em abril de 2020, a convite de Casagrande, tornou-se secretário estadual de Segurança Pública. Deixou a pasta dois anos depois, para disputar a sua primeira eleição, a deputado federal, pelo Podemos. Ficou como 1º suplente do partido na Câmara. Em janeiro de 2023, voltou ao comando da Sesp. Em janeiro deste ano, entregou o cargo a Casagrande. Saiu do Podemos e, em março, filiou-se ao Partido Liberal (PL), sigla de Jair Bolsonaro e Magno Malta. Declara-se o candidato de Bolsonaro a prefeito de Vila Velha.

> Conheça os pré-candidatos a prefeito de Vitória

Neucimar Fraga (PP)

Tem 57 anos. Nascido na Bahia, cresceu na periferia de Vila Velha – bairro Soteco – e passou por várias ocupações, como camelô, jornaleiro e cobrador de ônibus. Começou a vida política como líder comunitário de Soteco. No ano 2000, foi eleito vereador de Vila Velha, à época como aliado de Magno Malta. Da Câmara Municipal, elegeu-se diretamente deputado federal, em 2002, reelegendo-se em 2006. Dois anos depois, em sua primeira campanha ao Executivo, tornou-se prefeito de Vila Velha, derrotando Hércules Silveira no 2º turno.

Em 2012, perdeu a reeleição, sendo derrotado por Rodney Miranda. Sobrevieram algumas derrotas na urna: para senador em 2014, prefeito em 2016 (perdeu no 2º turno para Max), deputado federal em 2018 e prefeito de novo em 2020. Mas, no começo de 2021, voltou para a Câmara Federal, como suplente de Sérgio Vidigal (que voltou a ser prefeito da Serra). Pelo PP, não conseguiu renovar o mandato em 2022. Agora, é presidente do PP em Vila Velha e pré-candidato a prefeito pelo partido.

Maurício Gorza (PSDB)

Tem 67 anos. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é funcionário de carreira da Cesan. Foi professor universitário na UVV e na Estácio de Sá, lecionando no curso de Administração. Integrante do grupo político dos Max em Vila Velha, foi vereador da base de 2001 a 2004, durante o primeiro mandato de Max Filho na prefeitura, e vice-prefeito no segundo governo do filho de Max Mauro, de 2005 a 2008. Seus dois mandatos foram exercidos pelo PSB.

Na década passada, entrou no PSDB, seguindo os passos de Max. Desde o fim de março, é presidente municipal do PSDB, à frente de uma Comissão Interventora designada pela Executiva Nacional do partido. Passou, então, a se declarar pré-candidato a prefeito, com o apoio de Max Filho, que diz não ser pré-candidato.

> Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito da Serra

O candidato do PT

Fazendo parte da Federação Brasil da Esperança (Febrasil), ao lado do PV e do PCdoB, o PT pretende lançar um candidato à prefeitura que represente a federação. O nome ainda não foi escolhido, mas o partido trabalha com duas opções: o dentista João Batista Gagno Intra (à esquerda na foto abaixo), vereador por um mandato, de 2009 a 2012, e último candidato do PT a prefeito de Vila Velha, em 2012; e o economista Edinho Wilson (à direita na foto abaixo).


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui