fbpx

DAQUIPRALI

10 dicas de como a tecnologia pode transformar sua viagem

Com aplicativos e gadgets certos, é possível tornar sua viagem mais prática, segura e divertida do início ao fim

Publicado

em

Algumas ferramentas tecnológicas podem ser essenciais em viagens. Foto: Freepik

Algumas ferramentas de tecnologia podem ser essenciais em viagens. Foto: Freepik

Viajar é sempre uma grande aventura – e com a ajuda da tecnologia, pode ser ainda muito mais prática, segura e divertida. Desde o planejamento até o retorno para casa, aplicativos, gadgets e recursos online estão revolucionando o jeito como exploramos o mundo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Confira abaixo algumas dicas tecnológicas que vão facilitar sua próxima viagem:

1. Baixe mapas offline

Aventureiro de verdade sabe que nem sempre haverá sinal de internet nas nossas aventuras, por isso, apps como Google Maps e Maps.me permitem baixar mapas offline, facilitando a navegação mesmo em locais remotos, assim, você não fica perdido tentando chegar ou sair de algum local.

2. Saiba onde estão as suas malas

Use rastreadores como Apple AirTags para saber onde estão suas malas em tempo real.

3. Use aplicativos de planejamento e organização

Antes de embarcar, a organização é essencial. Aplicativos como Google Trips, TripIt e Sygic Travel ajudam bastante na hora que vamos planejar nossos roteiros, além de armazenar reservas e criar itinerários personalizados.

4. Invista em um roteador portátil (pocket wi-fi)

Se você precisa de internet o tempo todo, principalmente para trabalho ou comunicação, um roteador portátil com chip internacional pode ser a melhor opção, desta forma, você conseguirá atender suas demandas.

5. Recomendação de lugares

Explore aplicativos como TripAdvisor ou Yelp para encontrar restaurantes, atrações turísticas e atividades, com base em avaliações de outros viajantes, informa o Clube Candeias.

6. Leve um power bank de alta capacidade

Esta dica é muito importante e eu faço uso em todos os meus passeios. Já virou um acessório de bolsa, pois a última coisa que queremos é ficar sem bateria no meio de um passeio. Um power bank potente (acima de 10.000 mAh) garante que seu celular, câmera e outros dispositivos fiquem sempre carregados. Mas, lembre-se de levar ele com você, conheço algumas pessoas que levam pra viagem e deixam ele no hotel, de que adianta?

7. Mantenha seus documentos digitalizados

Scanneie seus documentos importantes (passaporte, reservas, comprovantes, passagens…) e salve no Google Drive, Dropbox ou em apps de cofre digital, como o 1Password. Isso pode salvar sua viagem em caso de perdas ou roubos.

8. Aproveite gadgets inteligentes

– Fones com cancelamento de ruído para voos longos.
– Adaptadores de tomada universais.
– Smart tags (como AirTag ou Tile) para rastrear malas.

9. Use aplicativos de tradução em tempo real

Nem todo mundo fala outro idioma, e nem por isso, deixam de viajar para países de idiomas desconhecidos. Com apps como Google Tradutor, você pode traduzir textos, placas e até conversar com nativos em tempo real, sem precisar ficar pedindo ajuda a cada pessoa que encontra pela frente.

10. Cuide da segurança digital

Ao usar Wi-Fi público, use uma VPN para proteger seus dados pessoais. Apps como NordVPN ou ExpressVPN são ótimas opções para manter a segurança online. Essa dica é muito importante para sua privacidade, normalmente, pedimos o wi-fi e nem nos preocupamos com os dados que serão acessados enquanto usarmos wi-fi público.

Viajar com tecnologia é muito mais do que tirar boas fotos e fazer bons vídeos. É usar os recursos ao seu favor para ter conforto, segurança e liberdade durante sua jornada. Com essas dicas, você aproveita melhor cada momento – com menos imprevistos e mais tranquilidade.

Boa viagem!

Geylla Sall

Geila Salomão Santos ou Geylla Sall. Mineira de certidão, capixaba de coração. Publicitária, jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que posso fujo de casa e vou daquiprali, dalipralá, daquidali... Conheço as 78 cidades do estado onde moro, o Espírito Santo, quero conhecer todos os "27" estados brasileiros e o máximo de países que eu puder. Meu sonho de consumo sempre foi ter rodar o mundo num motorhome. Como diz Amyr Klink "um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir".

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.