Coluna Vitor Vogas
Rueda da Fortuna: Marcelo Santos se filia ao União Brasil
Inicialmente, presidente da Assembleia só teria interesse em entrar no União para presidi-lo no ES. Assessoria de Rigoni diz que ele segue no cargo
Afortunado (com a sorte a seu favor), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, conseguiu o que queria, ao menos parcialmente. Nesta quarta-feira (3), Marcelo anunciou sua filiação ao União Brasil, partido em que ele queria entrar desde o ano passado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Agora é oficial! Estou filiado ao União Brasil! Juntos, vamos continuar trabalhando pelo desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil, sempre em busca de mais progresso, união e justiça social. Vamos juntos nessa nova jornada”, publicou Marcelo no X (antigo Twitter).
O convite a Marcelo foi feito pelo presidente nacional do União, o advogado Antonio de Rueda, que tomou posse no início de junho. Na ocasião, o deputado do Espírito Santo compareceu à cerimônia e à festa de posse de Rueda em Brasília.
Poucos dias depois, Marcelo obteve do TRE-ES a autorização para sair do seu antigo partido, o Podemos, e trocar de sigla sem correr o risco de perder o mandato na Assembleia, em julgamento de ação de desfiliação partidária movida por ele.
A Corte Eleitoral reconheceu a justa causa para Marcelo mudar de partido, pois sua ação foi acompanhada de uma carta de anuência dada a ele pelo presidente estadual do Podemos, o deputado federal Gilson Daniel, fruto de acordo prévio firmado entre os dois.
Na foto da filiação publicada por Marcelo, ele aparece ao lado de Rueda, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do deputado federal Fabio Schiochet.
Filiado ao União, Caiado é cotado para concorrer à Presidência da República pelo partido em 2026. Já Schiochet, deputado por Santa Catarina, também é dirigente da nova Executiva Nacional do União Brasil e teve participação direta na articulação que culminou com a filiação de Marcelo.
Inicialmente, o presidente da Assembleia só teria interesse em se filiar ao União para presidir o partido no Espírito Santo, no lugar do atual ocupante do cargo, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni.
Entretanto, segundo a assessoria de Rigoni, este segue no cargo de presidente estadual da sigla de direita.
A Rueda da Fortuna segue girando.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui