fbpx

Coluna Vitor Vogas

Quem é o novo articulador político de Ricardo Ferraço

“Fui convidado pelo vice-governador para fazer a mediação entre ele e o mercado político. Sou o relações públicas dele”, revela colaborador

Publicado

em

Oziel Andrade

Oziel Andrade

Como parte de seu planejamento visando se cacifar para suceder Renato Casagrande (PSB) no Governo do Estado em 2026, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) contratou um assessor para cuidar pessoalmente da sua articulação política. “Contratar” é maneira de dizer. Como o cargo é comissionado e ligado à estrutura de governo, ele é pago pelo contribuinte. Com mais de 15 anos de serviços prestados ao deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), aliado de Ricardo, o escolhido pelo vice-governador é Oziel dos Santos Andrade.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Formado em Administração pela Estácio de Sá e pós-graduado em Gestão Pública pela Multivix, Oziel está ocupando o cargo de assessor especial na Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), chefiada por Ricardo Ferraço – salário: R$ 11,2 mil. Por escolha do vice-governador, ele foi nomeado por Casagrande em 16 de outubro, logo após o 1º turno das últimas eleições municipais. Foi quando Ricardo decidiu que precisava reforçar seu staff político, para começar a construir a possível pré-candidatura.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

“A gente faz o primeiro atendimento, dá atenção ao mercado político, organiza a agenda dele. Queremos fazer da Vice-Governadoria um ambiente muito acolhedor para todo o mercado político. Essa é a minha função. Faço essa mediação entre o vice-governador e o mercado político. Sou o relações públicas dele. Agora, como pré-candidato, ele tem que estar bem atento ao mercado político e tem que atender a todo mundo muito bem. É onde eu entro. Acredito que ele vai conseguir se viabilizar. A eleição de 2024 mostrou que a máquina estadual pesou bastante”, opina o articulador.

Em fevereiro, com a substituição de Ricardo por Sérgio Vidigal (PDT) na Sedes, Oziel deve ser remanejado para outro cargo comissionado, diretamente subordinado à Vice-Governadoria. Hoje, na prática, ele já fica pendulando entre a Sedes e Vice-Governadoria, inclusive fisicamente – as duas ficam, respectivamente, no 7º e no 8º andar do Palácio da Fonte Grande (esperemos que ele use as escadas).

Natural de Pancas, Oziel tem 52 anos e cresceu em Vila Velha. Trabalha na política capixaba há mais de 20 anos. De cara, o que mais se destaca é realmente a proximidade histórica dele com Vandinho Leite, presidente estadual do PSDB.

Até 2023, ele praticamente seguiu os passos do deputado. Na Assembleia, foi assessor de gabinete de Vandinho e ocupou outros cargos, como o de diretor de Taquigrafia, sempre por indicação do parlamentar.

Nas passagens de Vandinho pelo Governo do Estado, Oziel também o acompanhou. No primeiro governo de Casagrande (2011-2014), quando Vandinho foi secretário estadual de Esportes, Oziel foi gerente da secretaria. No terceiro de Paulo Hartung (2015-2018), com Vandinho à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia, ele foi subsecretário da pasta.

Em abril de 2023, Oziel começou a andar mais com as próprias pernas. A convite de Josias da Vitória, tornou-se assessor parlamentar do deputado federal em seu gabinete de representação, em Vitória.

Da Vitória havia acabado de assumir a presidência do Progressistas (PP) no Espírito Santo. Oziel, então, filiou-se ao PP e foi ajudá-lo a organizar o partido no Estado, para as eleições municipais de 2024. Foi o que ele fez. Chegou a ser o 1º secretário do PP no Espírito Santo. Inclusive, segue filiado ao PP, mas, como agora serve a Ricardo Ferraço, pretende migrar para o MDB.

Em junho de 2024, perto das eleições municipais, Oziel saiu do gabinete de Da Vitória, para prestar serviços de marketing e consultoria política particular a alguns candidatos. Depois do processo eleitoral, veio o convite de Ricardo, aceito por ele, com a concordância de Da Vitória:

“Após o processo eleitoral, Ricardo me chamou para conversar. Ele me apresentou o projeto de uma possível candidatura ao governo e me disse que precisava de alguém cuidando dessa parte política, uma vez que ele tem uma equipe muito boa, mas que é mais técnica. Então expressei ao Da Vitória a minha vontade de estar nesse projeto. Da Vitória me disse: ‘Pode ir, faço gosto, estamos todos juntos’. Então vim para o projeto de Ricardo com as bênçãos dele”.

Vandinho também o recomendou ao vice-governador.

“Tenho ajudado Ricardo a fazer o atendimento aos atores do mercado político. Você imagina um vice-governador. Ele sozinho não consegue dar conta de atender a todas as demandas políticas. Ricardo não tinha uma equipe tão afinada, então minha vinda é para dar esse suporte político. Estou aqui para fazer esse meio de campo com os deputados, prefeitos e vereadores. Com o anúncio de Ricardo de que está se preparando para ser candidato, a demanda tem crescido bastante”, conta o novo “relações públicas” do possível candidato ao governo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui