Plural
A importância e urgência de levar benefícios para advogados fora da Grande Vitória
Kelly Andrade é advogada e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES)

A Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) atua como pilar na assistência aos mais de 40 mil advogados. Foto: Divulgação
A Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) atua como pilar na assistência aos mais de 40 mil advogados e advogadas no estado. Funcionando como o braço social da OAB-ES, sua missão é prover assistência social, bem-estar, e uma gama de benefícios não apenas aos advogados e estagiários devidamente inscritos na Ordem, mas também aos seus dependentes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nesse sentido, a CAAES desdobra-se em diversas frentes com o objetivo de atender às necessidades da advocacia capixaba: assistência à saúde, benefícios sociais, esporte, cultura, lazer, convênios e apoio ao desenvolvimento profissional.
Para que essa estrutura de amparo seja verdadeiramente eficaz é preciso entender a importância da descentralização de atividades; por isso, um dos principais objetivos da CAAES é expandir sua presença pelo Espírito Santo e levar os serviços oferecidos para além dos limites da Grande Vitória, proporcionando uma aproximação dos municípios e dos advogados do interior.
A interiorização da CAAES é vital por múltiplas razões estratégicas e de equidade, uma vez que, a concentração de serviços na capital impõe barreiras geográficas e financeiras aos advogados do interior. Além disso, as realidades e demandas da advocacia no interior usualmente diferem daquelas da região metropolitana, de forma que advogados do interior, ao verem a CAAES mais presente em suas comunidades, tendem a se sentir mais integrados, ouvidos e representados.
Tendo em vista que todos os advogados contribuem financeiramente para a OAB e, por extensão, para a CAAES, é uma questão de justiça que os recursos e benefícios sejam distribuídos de forma equânime, garantindo que os advogados do interior tenham o mesmo acesso facilitado aos serviços que seus colegas da capital.
Com isso em mente, a CAAES inicia um plano robusto de interiorização. Agora, advogados estão tendo acesso a academias em 47 municípios capixabas. Além da musculação, os planos oferecidos por meio das plataformas WellHub e ToralPass incluem atividades como pilates, crossfit, fit dance, meditação e muito mais, permitindo que os beneficiados escolham a opção que melhor se adapta à sua rotina. A classe também passou a contar com um serviço de telemedicina gratuito. Além da possibilidade de pronto-atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, proporcionando atendimento médico remoto e acesso ao clínico geral e outras 19 especialidade de qualquer cidade do Estado.
O programa CAAES + Perto de Você é uma das propostas da atual gestão da Caixa de Assistência que já está em vigor, com o objetivo de estreitar o relacionamento com a advocacia do interior do Estado. A iniciativa percorreu diversas subseções, como Itapemirim e Domingos Martins, com o objetivo de ouvir de perto os anseios dos profissionais dessas regiões e apresentar os benefícios e serviços oferecidos pela CAAES.
A campanha de vacinação contra a gripe, outra prioridade CAAES, foi realizada nas 24 subseções da OAB-ES, e também contemplou os dependentes de advogados e advogadas, reforçando o compromisso da Caixa com a saúde e o bem-estar da classe. Em regiões como Nova Venécia e São Mateus, o dia da vacinação também foi de cadastramento da advocacia no sistema de telemedicina.
Como parte do compromisso em oferecer suporte concreto ao exercício da advocacia, a CAAES também disponibilizou becas para que as subseções realizem empréstimos aos advogados que atuam em júris. Até o momento, 12 subseções já foram contempladas, e a meta é garantir que esse benefício chegue, em breve, a todas as regiões do Estado. A CAAES também entregou totens carregadores de celular para as subseções, oferecendo mais comodidade aos advogados e advogadas durante o atendimento e permanência nas sedes da OAB.
Outro importante avanço foi a ampliação das opções de planos de saúde, proporcionando à advocacia um verdadeiro ecossistema de saúde e bem-estar. Agora, a classe pode contar com diversas alternativas de cobertura, com atendimento em todo o Espírito Santo, de acordo com a realidade e preferência de cada profissional.
As ações da CAAES reforçam o compromisso da gestão atual: estar cada vez mais próxima da advocacia capixaba, promovendo cuidado, estrutura e valorização para quem faz a justiça acontecer todos os dias.
*Kelly Andrade* é advogada e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES)
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
