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Coluna Vitor Vogas

Marqueteiros de Casagrande ganham prêmio por campanha contra Manato

Por case da campanha do governador à reeleição em 2022, argentino Diego Brandy e pernambucano Victor Carvalho foram indicados em duas categorias no tradicional Reed Awards, em Las Vegas. Venceram em uma delas, a de inserção de TV mais “pauleira” na América Latina

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Diego Brandy e Victor Carvalho dirigiram a campanha eleitoral de Casagrande em 2022. Crédito: Divulgação

A dupla de marqueteiros responsáveis pela campanha eleitoral de Renato Casagrande (PSB) à reeleição no ano passado foram laureados na noite de terça-feira (28), em Las Vegas, Estados Unidos, em uma das concorridas categorias do tradicionalíssimo Reed Awards, a mais importante premiação da indústria da comunicação política e eleitoral dos Estados Unidos (e uma das mais importantes do mundo). O prêmio pode ser considerado o Oscar do marketing eleitoral norte-americano.

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O argentino Diego Brandy e o pernambucano Victor Carvalho venceram na categoria Toughest Latin American TV Ad, que pode ser traduzida como a propaganda de TV mais “dura” na América Latina, no sentido de ir para o ataque contra o adversário eleitoral.

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A peça em questão, que rendeu a indicação e o prêmio à dupla, chama-se “Greve”. Foi a inserção veiculada na reta final do 2º turno, associando o adversário de Casagrande, Carlos Manato (PL), à greve da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) em fevereiro de 2017, evento até hoje traumático para o povo capixaba.

Os dois também foram indicados na categoria Best International Campaign (Sub-National) – Political – em livre tradução, melhor campanha política internacional (subnacional, ou regional). Mas não levaram essa.

Bem-sucedida, a campanha de Casagrande atravessou um céu de brigadeiro no 1º turno da eleição para governador. Todos, inclusive Brandy e Casagrande, esperavam a vitória em turno único, no dia 2 de outubro, com base em pesquisas internas e outras publicadas na imprensa local. Após o inesperado revés que foi o avanço de Manato ao 2º turno, a campanha precisou se reinventar, emergencialmente, e acabou se tornando um case no Brasil, por ter alcançado um feito único:

Das 14 unidades federativas em que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) derrotou Lula (PT) na disputa presidencial (entre as quais o Espírito Santo), Casagrande foi o único governador eleito por um partido de esquerda, com perfil declaradamente progressista, apoiador declarado de Lula e com o PT em sua coligação. Ninguém mais conseguiu isso.

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Dito de outro modo: foi o único candidato a governador do campo progressista eleito em um reduto bolsonarista. E derrotando o candidato de Bolsonaro.

Sem renegar suas origens nem esconder o apoio de petistas e de outros aliados de esquerda (muitos deles exibidos em destaque em sua propaganda eleitoral), Casagrande ao mesmo tempo incorporou o voto “Casanaro” e pôs em primeiro plano aliados bolsonaristas e de direita, como seu parceiro de chapa, o agora vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB).

Foi um mix improvável que demandou um equilíbrio delicado (ou malabarismo mesmo) e que de algum modo deu certo – em parte, possivelmente, graças à maneira como foi conduzida a comunicação política da campanha nas redes sociais e nos meios tradicionais de comunicação de massa. No dia 30 de outubro, Casagrande derrotou Manato com pouco mais de 53% dos votos válidos e uma frente relativamente confortável de quase 170 mil votos.

Quem são esses caras?

Diego Brandy é um sociólogo de Buenos Aires radicado no Brasil e que atua no país como consultor político desde princípios dos anos 2000. Sua agência fica em Recife, onde ele construiu sua carreira como colaborador de Eduardo Campos e estrategista das campanhas do socialista.

Governador de Pernambuco por dois mandatos, de 2007 a 2014, Campos era o maior líder nacional do PSB de Casagrande, até morrer em acidente aéreo, em agosto de 2014, em pleno início de campanha à Presidência da República.

Através do PSB, Brandy e Casagrande se conheceram. O “mago” de Eduardo Campos participou das três campanhas vitoriosas de Casagrande a governador do Espírito Santo, em 2010, 2018 e 2022.

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Já Victor Carvalho é jornalista e cursa mestrado em Gestão Política na George Washington University (EUA). Também esteve no time de Casagrande nas campanhas de 2018 e 2022.

Brandy e Carvalho trabalharam nas duas campanhas triunfantes de Campos a governador de Pernambuco (2006 e 2010) e estavam na equipe de marketing de sua campanha presidencial, prematuramente interrompida.

Mas o maior desafio ainda esperava a dupla, em solo capixaba, na eleição do ano passado:

“Vencemos uma eleição das mais complexas no Espírito Santo, derrotando um adversário bolsonarista, em um estado onde o ex-presidente ganhou com folga”, avalia Carvalho, escolhido por Casagrande como único assessor dentro do estúdio no debate final da TV Gazeta contra Manato (evento também decisivo no resultado eleitoral dias depois).

No Espírito Santo, Bolsonaro derrotou Lula com 58% dos votos válidos no 2º turno. No mesmo dia, para governador, Manato não chegou a 47%. “Conseguimos segurar a onda conservadora, apesar de sua força. Sem dúvida, esse já foi o nosso maior prêmio”, completa o jornalista pernambucano.

Mas um Reed Awards no currículo também não é de todo ruim…

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