Coluna Vitor Vogas
Governo Casagrande define valor do reajuste para servidores do Estado
Projeto será enviado à Assembleia no fim de março, e índice será aplicado a partir de abril. Saiba de quanto será o aumento nos contracheques do funcionalismo
Os servidores do Estado receberão reajuste linear de 5% a partir de abril. O valor está “praticamente definido”, segundo o governador Renato Casagrande (PSB), e fica um pouco abaixo da inflação acumulada. O projeto de lei com a fixação do aumento será enviado à Assembleia Legislativa entre os dias 20 e 30 deste mês.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O impacto financeiro para o caixa do governo estadual será de R$ 365 milhões neste ano, segundo a secretária estadual de Governo, Emanuela Pedroso (Podemos).
O percentual de reajuste adotado fica um pouco abaixo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado dos últimos 12 meses. Como informa o site do IBGE, em janeiro (atualização mais recente), a inflação acumulada no período era de 5,77%.
Casagrande explicou como o governo chegou a esses 5%. Segundo ele, o valor ficará um pouco abaixo do IPCA porque no ano passado o governo já deu correções diferenciadas para algumas categorias e porque todas as carreiras já recebem uma correção automática.
> “Anormal”: fala de vereador da Serra sobre pessoas LGBT gera polêmica e forte reação
“Tomamos por base o IPCA dos últimos 12 meses. E, como todas as carreiras já têm uma correção automática, na promoção, tanto na horizontal como na vertical, a gente sempre fica perto da inflação, porque já tem um crescimento vegetativo da folha que precisa ser considerado. Vai ser um pouquinho abaixo do IPCA, até porque já demos no ano passado também diversas correções diferenciadas a diversas categorias. A gente, sempre que pode, concede um reajuste um pouco abaixo da inflação, porque já tem um crescimento vegetativo e já tem correções específicas de carreiras, que nós precisamos controlar.”
Quanto a possível reajuste no tíquete alimentação, o governador disse que não há nada definido.
Casagrande deu as informações no Palácio Anchieta, no fim da manhã desta terça-feira (7). Enquanto ele atendia a imprensa, servidores e representantes do Sindipúblicos realizavam um protesto na Praça João Clímaco, em concentração para uma assembleia do sindicato, em frente à sede do governo.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui