fbpx

Coluna Vitor Vogas

Philipe Lemos fortemente cotado para virar secretário de Cultura e Esportes da Serra

Segundo fontes do PDT e ligadas à administração de Vidigal, prefeito já decidiu convidar o jornalista para o cargo, hoje ocupado por um interino. Philipe é citado por alguns como aposta eleitoral de Vidigal para 2024

Publicado

em

Philipe Lemos assina ficha de filiação no PDT, entre Weverson Meireles e Sérgio Vidigal. Foto: Divulgação

Não será surpresa alguma se, nesta semana, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), anunciar o jornalista Philipe Lemos como novo secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O próprio Philipe não confirma ter sido convidado por Vidigal. Mas a escolha é dada como certa por fontes da coluna ligadas ao PDT e à Prefeitura da Serra. Philipe só não se tornará secretário se não quiser.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

O anúncio só não teria sido feito ainda porque o jornalista viajou durante o carnaval e retornou no sábado ao Estado. Ele e Vidigal terão um encontro na prefeitura nesta segunda-feira (27), por volta das 15 horas. O assunto deve ser tratado na conversa.

No momento, a pasta de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra está sob o comando de um secretário interino: Marcelo de Castro.

Além de manter excelente relação com Vidigal, Philipe é correligionário do prefeito. No dia 2 de abril de 2022, último dia do prazo para a filiação de pré-candidatos na eleição do ano passado, o jornalista entrou no PDT, para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Espírito Santo. Isso após uma brevíssima passagem pelo Avante.

> Giro 360: Tyago Hoffmann revela seus planos eleitorais em 2024 e 2026

A articulação para Philipe se filiar ao PDT passou por Vidigal e pelo governador Renato Casagrande (PSB), de quem o jornalista também é aliado. Ele entrou no partido do prefeito para reforçar a chapa do PDT à Câmara dos Deputados, que também tinha a ex-deputada federal e atual primeira-dama da Serra, Sueli Vidigal.

Tanto Philipe como Sueli foram até relativamente bem votados. Ele obteve 45.260 votos (15ª maior votação nominal); ela alcançou 58.251 (10ª maior votação nominal). Mas, sem outros nomes fortes, a chapa do PDT não atingiu o quociente eleitoral e, desse modo, não elegeu nenhum deputado federal no Espírito Santo.

Só no município da Serra, Philipe teve 7.787 votos. Foi o 9º mais votado na cidade.

Se confirmada a transformação de Philipe em secretário municipal, alguns agentes políticos da Serra o apontam como uma das possíveis apostas de Vidigal para sua própria sucessão na eleição municipal do ano que vem.

Se o prefeito cumprir o que já declarou, não disputará um novo mandato (seria o quinto). Nesse caso, com a eleição 2024 se avizinhando, ele precisa urgentemente começar a preparar um candidato para chamar de seu. Dependendo do trabalho à frente da secretaria e da acolhida da população, Philipe pode se consolidar como potencial sucessor.

> Primeiro grande projeto do governo Casagrande chega à Assembleia e impacta carreiras de militares no ES

Obviamente, a aposta também passaria pelo carisma e pela popularidade do jornalista junto ao grande público. Por muitos anos, ele foi o principal apresentador do ES1 (antigo ES TV 1ª Edição), telejornal de massas da TV Gazeta, exibido na hora do almoço.

Philipe deixou a emissora justamente para ser candidato no ano passado. Seu recall, portanto, ainda é alto, principalmente num município onde as classes C, D e E são predominantes e emissoras de TV aberta ainda têm grande audiência e influência.

Amaro Neto

Não por outra razão, o deputado federal Amaro Neto (Republicanos), apresentador do telejornal policial Balanço Geral, da concorrente TV Vitória, ameaçou candidatar-se a prefeito da Serra em 2020 e agora volta a ter o nome cotado para o mesmo cargo em 2024.

No ano passado, com 10.100 votos, Amaro teve o 7º melhor desempenho para deputado federal no maior colégio eleitoral do Espírito Santo.

Igor Elson

E, por falar em eleições na Serra, o vereador Igor Elson, também cotado para concorrer à prefeitura no próximo ano, acaba de assumir a presidência do Diretório Municipal do Partido Liberal (PL). Ele assegura que o partido terá candidato a prefeito e chapa completa de vereadores.

> Coser entra na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, disputada por Assumção e Camila Valadão


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui