fbpx

Coluna Vitor Vogas

Philipe Lemos continuará no governo Casagrande. Saiba em qual cargo

No último dia 10, jornalista foi exonerado do comando da Secretaria de Turismo (Setur), chefiada por ele por pouco mais de um ano, desde dezembro de 2023

Publicado

em

Philipe Lemos continuará no governo Casagrande, em outro espaço. Reprodução (Redes Sociais)

Philipe Lemos continuará no governo Casagrande, em outro espaço. Foto: Reprodução (Redes Sociais)

O jornalista Philipe Lemos (PDT) continuará no Governo do Estado. Tendo aceitado convite do governador Renato Casagrande (PSB) na tarde desta terça-feira (25), ele assumirá o cargo comissionado de diretor de Relações Institucionais da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No último dia 10, Philipe foi exonerado do comando da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), chefiada por ele por pouco mais de um ano, desde dezembro de 2023. Ele foi substituído na pasta por Victor Coelho (PSB), ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, nomeado no último dia 12.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A Diretoria de Relações Institucionais da Cesan está vaga há quase um ano. O cargo era exercido por Junior Abreu, que assumiu a Casa Civil em março de 2024. Desde então, não foi preenchido. No site da Cesan, consta que o presidente da companhia, Munir Abud de Oliveira, está acumulando a função.

Segundo Philipe, ele organizará sua chegada ao novo cargo após o Carnaval.

Jornalista por quase 20 anos na Rede Gazeta, Philipe Lemos entrou na vida pública em 2022, já como aliado de Casagrande. Naquele ano, filiou-se ao PDT e concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados. Não conseguiu se eleger.

Ao longo de 2023, foi secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, na gestão de Sérgio Vidigal (PDT). Em dezembro de 2023, assumiu a Setur, a convite de Casagrande e por indicação de Vidigal, no lugar de Weverson Meireles (PDT). Agora, nova mudança de cargo, dentro do Governo do Estado.

Eleição para federal e mudança de partido

Nas eleições de 2026, Philipe pretende tentar novamente chegar à Câmara dos Deputados. “Tem uma grande possibilidade de isso acontecer. Estou analisando cenário, partido, tenho trabalhado muito para que haja viabilidade. Tenho intenção em disputar vaga à Câmara Federal.”

Formalmente, Philipe ainda está filiado ao PDT, mas não tem nenhuma atividade partidária e já está decidido a trocar de sigla, sempre sob orientação do governador. “Estou organizando com ele tanto o desembarque quanto a chegado ao novo partido. Tenho conversado com algumas siglas da base aliada.”

Na verdade, ele entrou no PDT em 2022, também sob instruções de Casagrande, para encorpar a chapa do PDT, partido da coligação do governador, que então necessitava de candidatos com potencial de voto que se somassem a Sueli Vidigal para conseguir fazer um federal. Mas a chapa do partido não fez nenhum.

Hoje, Philipe está mais próximo do Podemos. Presidido no Espírito Santo pelo deputado federal Gilson Daniel, o partido o namora desde meados de 2023. Mas Philipe também cita o PSB de Casagrande e o PP, também na base do governador, como legendas em que pode ingressar.

“Tenho excelente relação com o Podemos. Gilson se tornou um grande amigo. Tenho boa relação com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu. Ela inclusive me ajudou muito a ter boas oportunidades no Ministério do Turismo, em Brasília. Sempre nos falamos por ligação, pessoa muito acessível. Ao mesmo tempo tenho uma relação consolidada com o PSB, do governador, e uma ótima relação com o PP. Da Vitória [presidente estadual do PP] também virou um amigo. Enfim, terei tempo até 2026 para organizar e construir essa relação no novo partido.”