fbpx

Coluna Vitor Vogas

Os ex-adversários de Euclério que apoiam a reeleição do prefeito

Tirando Célia Tavares (PT) e Ivan Bastos (PL), prefeito teve 11 adversários nas urnas em 2020. Nove deles agora apoiam a sua reeleição

Publicado

em

Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica

Na eleição municipal passada, em 2020, Juninho, então prefeito de Cariacica, completava o segundo mandato seguido e não lançou candidato à sucessão, o que abriu um grande vácuo de poder. Estávamos no auge da pandemia, o que deu ensejo a uma campanha totalmente atípica. Como resultado dessa combinação de fatores, Cariacica teve o número absurdo de 14 candidatos a prefeito. Com uma votação altamente fragmentada e um alto índice de abstenção, Euclério Sampaio (então no DEM) passou para o 2º turno e se elegeu, derrotando Célia Tavares (PT). 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Passados quatro anos, o quadro eleitoral no município é diametralmente oposto. Aqueles 14 concorrentes da eleição passada agora se restringem a três: o atual prefeito, candidato à reeleição, Célia Tavares (PT) e Ivan Bastos (PL). Euclério costuma dizer que só os extremos não estão com ele, referindo-se ao PT e ao PL. Não está tão longe assim da verdade. 

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Ao longo do seu governo em Cariacica, Euclério conseguiu produzir, se não uma unanimidade, uma quase unidade política em torno de sua liderança na cidade. Além da coligação imensa, formada por 15 partidos, um dado inédito levantado pela coluna é prova eloquente disso: a incrível taxa de conversão de oponentes em aliados.

Tirando Célia e Ivan Bastos, Euclério teve 11 adversários eleitorais no último pleito municipal. Desses 11, nada menos que nove agora declaram apoio à reeleição do prefeito. Alguns têm (ou tinham) cargo na administração de Euclério. Muitos serão candidatos a vereador dentro da sua coligação.

A coluna conseguiu ouvir dez deles. A exceção foi Bia Biancardi. Dos dez entrevistados, somente o ex-vereador Saulo Andreon (PSB) não declarou apoio a Euclério.

A lista de ex-adversários nas urnas convertidos em aliados é a seguinte, com o partido pelo qual cada um concorreu a prefeito em 2020, seguido do partido atual: 

. Tenente Assis (PTB / PP)

. Sandro Locutor (PROS / PP)

. Marcos Bruno (Rede / PSB)

. Dr. Helcio (PP / PP)

. Joel da Costa (PSL / MDB)

. Dr. Heraldo Lemos (PCdoB / DC)

. Dr. Motta (DC / Republicanos)

. Adilson Avelina (PSC / PSD)

. Celso Andreon (PSD / Republicanos)

Abaixo, as considerações de cada um:

Marcos Bruno e Sandro Locutor

Os cargos atualmente ocupados pelos dois ex-deputados estaduais são autoexplicativos. 

Hoje no PSB, Marcos Bruno entregou o cargo de diretor-presidente da Ceturb-ES em maio para se tornar secretário extraordinário de Relações Comunitárias no governo de Euclério. Juntou-se ao time do prefeito exatamente para ajudá-lo politicamente em sua campanha à reeleição. O PSB está na coligação de Euclério. É o partido do governador Renato Casagrande e deve indicar sua candidata a vice-prefeita, com favoritismo para Shymenne de Castro, ex-secretária municipal de Administração. 

Já Sandro Locutor é o presidente municipal do PP, partido que também faz parte da aliança eleitoral de Euclério. 

Tenente Assis 

Assis vai concorrer a uma das 19 vagas de vereador de Cariacica pelo PP. Como é bombeiro militar da ativa, ele não precisa se filiar antes da campanha, apenas registrar sua candidatura na ata da convenção do partido. No início de julho, ele pediu licença das funções no Sexto Batalhão de Bombeiros, em Cariacica, cumprindo exigência legal imposta aos servidores públicos para poder disputar as eleições. 

A convite de Euclério, a esposa de Assis trabalha em cargo comissionado no setor de licitações e contratos da Prefeitura de Cariacica. “Quando Euclério me fez o convite para compor a administração, minha participação dependeria de liberação do Governo do Estado. Eu não quis complicação com o Governo do Estado, então Euclério convidou a minha esposa”, relata o tenente. 

Bolsonarista inveterado, Assis lista quatro motivos para apoiar o atual prefeito. O primeiro é que, apesar de ser adversário do governo Casagrande, ele admite que Cariacica depende de investimentos do Estado e reconhece que Euclério tem obtido isso graças à sua parceria política com o governador. 

“Hoje quem quer governar Cariacica tem que ter relação com o Governo do Estado. Cariacica precisa de recursos estaduais e federais. Não podemos ser oposição por oposição. Tenho minha posição ideológica bem definida, mas não posso ter um projeto pessoal e deixar esse projeto pessoal atrapalhar o desenvolvimento da cidade onde moro. Cariacica hoje tem mais de R$ 1 bilhão em investimentos, a maior parte do Governo do Estado. Isso se deve à relação do Euclério com o Governo Estadual, relação que eu não tenho nem quero ter.”

A segunda razão exposta por Assis é o desenvolvimento da cidade. “Moro há 40 anos em Cariacica. Estamos vendo as coisas que estão acontecendo na cidade e não podemos fechar os olhos para isso.”

A terceira é o perfil conservador de Euclério, evangélico como ele. “O prefeito sustentou as escolas cívico-militares em Cariacica. Ele é evangélico. Colocou uma Bíblia na entrada da cidade.”

A quarta é que, na atual gestão, Cariacica passou a ter uma Guarda Municipal.

Dr. Helcio

Vereador pelo PSB de 2009 a 2012 e candidato a prefeito pelo PP em 2020, o médico efetivo do Governo do Estado continua filiado ao PP, mas não será candidato a nada desta vez. Ele declara apoio a Euclério: “Cariacica cresceu, melhorou. Estava ruim demais há muitos anos. Em quatro anos, ele fez mais do que os outros em 20”.

Helcio trabalha como obstetra, cuidando de pré-natal de alto risco, no posto médico de Santa Fé, em Campo Grande.

Joel da Costa

Cabo reformado da PMES após 19 anos de serviço, Joel foi vereador por um mandato, de 2017 a 2020. Até o começo deste mês, foi assessor comissionado lotado no gabinete de Euclério. Agora, será candidato a vereador pelo partido do prefeito, cuja reeleição apoia. 

Dr. Heraldo Lemos

Médico efetivo da Prefeitura de Cariacica, Heraldo dá expediente na unidade de saúde de Alto Laje. Em 2020, após chegar em 8º lugar no 1º turno, apoiou Euclério no 2º.

Foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara duas vezes. Em 2022, concorreu a deputado estadual pelo Democracia Cristã (DC). Continua filiado ao partido, um dos 15 da coligação de Euclério, a quem também apoia.   

“Com as obras dessa administração, ele deu uma mexida em Cariacica e hoje tem uma aceitação de, no mínimo, 70%. É um cara que está desenvolvendo um bom trabalho, o povo está gostando, e acho que na atual conjuntura ele é imbatível”, opina.

Heraldo não será candidato a nada desta vez. 

Dr. Motta

Jovarci Motta não é tão afirmativo. Diz que seu grupo político ainda não formalizou apoio a ninguém. Está filiado ao Republicanos, partido que apoia Euclério, mas afirma ter “certa independência do ponto de vista pessoal”. Reconhece, porém, que sua conversa está bem avançada com a atual gestão e que sua tendência é a de também apoiar a reeleição do prefeito. 

Motta hoje trabalha no Pronto Atendimento de Alto Laje, como plantonista contratado pela empresa terceirizada que administra a unidade de saúde. 

Adilson Avelina

O ex-vereador era subsecretário municipal de Habitação na administração de Euclério até o começo de abril. Desligou-se do cargo, atendendo a mandamento legal, para tentar voltar à Câmara Municipal, desta vez pelo PSD, mais um dos 15 partidos que estão com o atual prefeito. Também expressa seu apoio a Euclério: “Ele está fazendo um bom trabalho em Cariacica, com obras estruturantes”. 

Celso Andreon

O ex-vereador ocupou cargos comissionados nos dois primeiros anos da administração de Euclério. Primeiro foi diretor previdenciário, depois assessor especial da Secretaria Municipal de Finanças. Em janeiro de 2023, tornou-se chefe de gabinete do deputado federal Messias Donato (Republicanos), eleito em 2022 com o apoio de Euclério. Desincompatibilizou-se em março deste ano, para tentar voltar à Câmara de Vereadores, pelo mesmo Republicanos.

“Depois de acompanhar de perto o governo do Juninho, como vereador, e não ver resultados sendo entregues, vejo que Euclério conseguiu construir uma grande união política na cidade”, afirma Celso, fechando este time de apoiadores.

Exceção: Saulo Andreon

Irmão de Celso Andreon, o professor efetivo da rede estadual e ex-vereador de Cariacica é o único que não declara apoio a Euclério. Seu partido, o PSB, está com o prefeito.

“Ainda não tenho opinião definida. Prefiro aguardar a confirmação das candidaturas. Mas é importante ressaltar que, na eleição passada, apresentei um projeto alternativo ao de Euclério. O partido tem uma decisão tomada, o que não implica dizer que todos os seus militantes o apoiarão. Eu, particularmente, tenho algumas divergências em relação à condução da gestão.”

Saulo hoje é gerente do Programa Pacto Pela Aprendizagem (Paes), regime de colaboração da Secretaria de Estado da Educação com as redes municipais. Para vereador de Cariacica, ele vai apoiar seu irmão, Celso Andreon, após os dois terem sido concorrentes na eleição para prefeito em 2020. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui