Coluna Vitor Vogas
Marcos do Val pede que os Estados Unidos invadam o Brasil
Segundo o senador do Espírito Santo, o objetivo da invasão seria restaurar a democracia brasileira. Em meio a palavrões e ataques a Lula, Moraes e STF, ele alerta: “Estamos lidando com gente louca”

Marcos do Val é senador pelo Espírito Santo. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O senador Marcos do Val (Podemos) gravou um vídeo em que clama aos Estados Unidos que invadam o Brasil. Segundo o senador do Espírito Santo, o objetivo da invasão seria restaurar a democracia brasileira.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Pedir pelo amor de Deus que o Estados Unidos invada o Brasil, pra recuperar a nossa democracia. O que nós vamos fazer? Sozinho eu não consigo fazer!”, brada o senador, com um broche da Swat na lapela.
O vídeo passou a circular em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens na terça-feira (25). O registro não tem data e não fica claro como foi publicado, já que o senador está com as contas pessoais bloqueadas desde agosto do ano passado, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Em tom muito exaltado e em meio a muitos palavrões, Do Val afirma que o Brasil sofreu um golpe por parte do STF. “Puta que o pariu, Brasil! O que mais falta pra poder vocês estender [sic] que nós tomamos um golpe?”
Segundo ele, o ministro Alexandre de Moraes “agora está indo por água abaixo, mas sempre vai ter outro que vai assumir”.
Aos berros, o senador também dirige uma série de insultos ao presidente Lula (PT), com xingamentos e palavras como “fantoche”, “alcoólatra”, e “ex-presidiário”. Para Do Val, não é Lula quem governa o Brasil, mas o STF. Por isso, segundo ele, não adiantaria ir para as ruas pedir o impeachment do presidente. O senador diz que as manifestações devem ser voltadas contra o Supremo. “O povo, com o Congresso, precisa agira pra frear!”
Do Val se lamenta por não ter chegado à presidência do Senado. Na última semana de janeiro, ele chegou a protocolar sua candidatura ao cargo. No dia 1º de fevereiro, pouco antes da votação, retirou a candidatura – a qual não tinha a menor chance de vitória. Na ocasião, alegou ser vítima de perseguição política. O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente da Casa, com ampla votação.
No vídeo em questão, referindo-se ao STF, Do Val diz que, se fosse presidente, “daria fim nisso de um dia para o outro”, sem especificar o que quer dizer.
Ainda no vídeo que circula desde terça-feira, Do Val critica propostas que visam, segundo ele, ao “controle das redes sociais”. “É pra terminar de dar o golpe! É pra fechar o caixão e [palavrão] acabou a nossa democracia!”
“Gente louca”
Do Val afirma, ainda, que estamos “lidando com gente louca”.
“Estamos lidando com gente louca, que está no poder, que entendeu que o poder é muito maior do que imaginava, e temos um Congresso covarde”, acusa o senador, com olhar fixo (sem piscar) na tela do computador, gritando e agitando papéis.
