Coluna Vitor Vogas
Dirigente petista: “É óbvio que houve influência de Euclério”
Coordenador da campanha do presidente eleito do PT em Cariacica, Chistovam de Mendonça admite participação do prefeito, do líder do prefeito na Câmara e de petistas com cargos na gestão de Euclério e em gabinetes de vereadores da base

Euclério Sampaio entre Luiz Carlos Gaurink e Ilona Açucena
Christovam de Mendonça é membro do Diretório Estadual do PT no Espírito Santo e do Diretório Municipal do PT em Cariacica. É um dos coordenadores estaduais da Construindo um Novo Brasil (CNB), corrente interna da deputada federal Jack Rocha, atual presidente do partido no Espírito Santo. Christovam também foi um dos coordenadores da exitosa campanha do atual presidente do PT em Cariacica, Luiz Carlos Gaurink Dias, à reeleição, confirmada no último domingo (6), pelo voto da militância. Com essas credenciais, o dirigente afirma: “É óbvio que houve influência também do prefeito [Euclério Sampaio] nesse processo”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na disputa pela presidência do PT em Cariacica, o atual ocupante do cargo, Luiz Carlos Gaurink, enfrentou a vereadora Ilona Açucena. Além de ser a única mulher e a mais jovem parlamentar atualmente na Câmara de Cariacica, Açucena é a única vereadora que faz oposição ao prefeito Euclério Sampaio (MDB) e à sua administração. Sua eventual chegada ao comando do PT na cidade não interessava ao prefeito e ao seu grupo político. No multifacetado PT, Açucena pertence ao campo Pra Voltar a Sonhar, do deputado federal e ex-prefeito Helder Salomão, de quem é aliada.
No Espírito Santo, a disputa pela presidência do PT em Cariacica foi uma das mais acirradas disputas municipais no Processo de Eleição Direta (PED), consulta direta à militância petista realizada no último domingo. Gaurink foi reeleito com 549 votos. Açucena teve 510. A diferença foi de apenas 39 votos.
Na disputa entre as chapas, a diferença foi ainda menor: 15 votos. A de Gaurink teve 508, contra 493 de Açucena.
A influência do prefeito Euclério Sampaio na definição desse processo interna corporis do partido de esquerda já foi analisada aqui. Em entrevista à coluna na tarde desta quarta-feira (9), o dirigente Christovam de Mendonça, um dos coordenadores da campanha de Gaurink, não só confirmou a participação de agentes políticos que são aliados do prefeito como fez algumas revelações bastante importantes para compreendermos as atuais relações do PT com a gestão de Euclério e vice-versa. Segundo ele:
1. Hoje, em Cariacica, há muitos filiados ao PT ocupando cargos na gestão de Euclério;
2. Hoje, no município, há muitos petistas em cargos comissionados de assessoria de vereadores de outros partidos, integrantes da base do prefeito na Câmara de Cariacica;
3. Em ambos os casos, esses petistas apoiam a administração de Euclério;
4. Tais filiados votaram em peso na candidatura de Gaurink à presidência municipal (contra Açucena, portanto).
Questionado pela coluna sobre a participação e a influência de agentes políticos na eleição interna do PT em Cariacica, Christovam desenvolveu:
“É óbvio que muitas pessoas influenciam o PT, por interesses diversos. O PT tem 40 mil filiados no Espírito Santo. É óbvio que esses filiados têm relações com diversas pessoas e entidades. É muito óbvio que o PT sofre influências internas e externas, de diversos setores. Helder Salomão, por exemplo, acha que influências externas são equivocadas, mas ele está errado”.

Chistovam de Mendonça com a deputada Jack Rocha, da mesma corrente, a CNB. Foto: reprodução Instagram
Christovam falou da presença de petistas em cargos na Prefeitura de Cariacica e em gabinetes de vereadores da base de Euclério.
“Tem muitos petistas na base do prefeito Euclério. Isso é notável e é prático. Basta verificar no Portal da Transparência. Tem muitos em cargos comissionados na administração municipal. Também tem muitos em cargos comissionados de vereadores da base. É óbvio que houve influência também do prefeito nesse processo. É óbvio que tem pessoas dele e que tem os interesses dele.”
Confirmando a informação principal da apuração da coluna – a participação de Euclério na eleição do PT –, Chirstovam contesta e retifica outra informação apresentada aqui. Em nossa apuração, o ex-vereador André Lopes (PSB), atual “prefeitinho” da Regional 3 na Prefeitura de Cariacica, foi descrito como uma “peça-chave” da articulação de Euclério, alguém que cumpriu papel “decisivo” e “fundamental” na estratégia para derrotar Açucena.
Com efeito, como ex-vereador e ex-filiado ao PT, André Lopes ainda tem relações com muita gente dentro do partido e mantém influência sobre o grupo minoritário ao qual pertencia, chamado “Ruas e Redes”. Mesmo em pequena quantidade, os membros desse grupo votaram em bloco em Gaurink – e repita-se: todo voto foi importante, numa eleição decidida por uma vantagem de 39.
Entretanto, na avaliação de Christovam, o colunista “pesou a mão”, isto é, maximizou a importância do papel desempenhado por André e o peso da movimentação do ex-vereador nesse processo, o qual, segundo ele, foi “ínfimo”. “O André era de um grupo minúsculo e insignificante dentro do PT. A movimentação dele foi ínfima”.
Instado, então, a citar nomes de aliados políticos de Euclério que cumpriram papel destacado na vitória de Gaurink sobre Açucena, Christovam sublinha a relevância do líder do prefeito na Câmara, Cesinha Lucas (PV):
“O Cesinha teve grande participação, porque ele constrói junto, na federação. Se você me perguntar quem teve maior contribuição, te digo que a contribuição do Cesinha foi muito maior, infinitamente maior que a do André Lopes”.
Cesinha é filiado ao Partido Verde (PV), que, desde 2022, compõe com o PT e o PCdoB a Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil). Eleitoralmente, os partidos que integram uma federação são indissolúveis. Portanto, na eleição municipal de 2024, na qual conseguiu retornar para a Câmara de Cariacica, Cesinha se candidatou pela chapa única formada por candidatos desses três partidos (a chapa da federação). Ele e Açucena se elegeram pela mesma chapa.
Na eleição para a Prefeitura de Cariacica, a Fe Brasil lançou a candidatura da petista Célia Tavares, derrotada por Euclério. Ela só obteve 9,0% dos votos, enquanto o prefeito se reelegeu com 88,4%. Dirigentes do PV, do PCdoB e parte dos dirigentes do próprio PT não apoiaram a candidatura de Célia. Preferiam uma aliança com Euclério. Era a posição defendida internamente por Chistovam.
Ainda segundo Christovam, outra ex-petista que deu sua contribuição para a vitória de Gaurink, embora “pequena”, foi Lucia Dornellas. Atual secretária municipal de Cultura e Turismo, Lucia foi deputada estadual pelo PT, antes de se tornar coordenadora política e estrategista da campanha de Euclério a prefeito em 2020. Logo depois dessa eleição, ela se desfiliou do partido.
Os “fatores decisivos”
Apesar da participação confirmada de aliados políticos de Euclério externos ao PT, Chistovam atribui a vitória apertadíssima de Gaurink sobre Açucena a outros dois “fatores decisivos”:
“O primeiro é a união da nossa corrente, a CNB, em Cariacica. O segundo é que os militantes do PT não suportam mais um projeto atrasado que ainda defende o Helder Salomão. O PT em Cariacica começou a perder protagonismo quando Helder desistiu de concorrer a prefeito em 2020 e, em vez disso, lançou Célia Tavares. Ali ele deveria ter disputado”.
Para o dirigente, a decisão eleitoral tomada em 2024 também foi equivocada:
“Já em 2024, a federação não defendia candidatura própria. Sabíamos que, com o mandato que fez, Euclério teria o resultado que teve nas urnas. O PCdoB e o PV defendiam que a gente fizesse uma parceria com o Euclério, até porque o MDB está dentro da base do Lula, tem a Simone Tebet colaborando como ministra do Planejamento. Eles recusaram, e isso tudo criou, obviamente, um desespero na militância petista”.

Christovam de Mendonça recebeu homenagem do vereador Cesinha (PV) em 2023. Foto: reprodução Instagram
Christovam foi candidato a presidente do PT em Cariacica em 2019. No 2º turno daquela disputa, apoiou André Lopes, que acabou vencendo. Em 2023, André trocou o PT pelo PSB. Luiz Carlos Gaurink, da CNB, assumiu a presidência municipal do PT. Acaba de se reeleger por mais quatro anos.
Em 2023, Chistovam foi homenageado pelo vereador Cesinha Lucas, já na função de líder do prefeito, com o título de “Cidadão Cariaciquense”, na Câmara Municipal.
Desde 2006, o dirigente do PT é professor estatutário de Língua Portuguesa na Prefeitura de Cariacica.
LEIA TAMBÉM
> O que o presidente Lula fará no ES na próxima sexta-feira (11)
> A influência de Euclério Sampaio nas eleições internas do PT. Do PT?!?
> João Coser está matematicamente eleito presidente estadual do PT
> Saiba quem vai comandar o PT nas grandes cidades da Grande Vitória
