fbpx

Coluna Vitor Vogas

Projeto Político Militar declara apoio a Euclério Sampaio para o Senado

O PPM-ES visa aumentar influência dos militares na política e nos espaços de exercício do poder. Na última eleição ao Governo do ES, movimento apoiou Manato

Publicado

em

Representantes do PPM-ES declaram apoio a Euclério Sampaio

Representantes do PPM-ES declaram apoio a Euclério Sampaio

O Projeto Político Militar do Espírito Santo (PPM-ES) declarou apoio à pré-candidatura de Euclério Sampaio (MDB) a senador. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9), após reunião dos representantes do movimento com o prefeito de Cariacica, à tarde, na sede da Aspomires. Segundo nota oficial do PPM-ES, o encontro foi marcado pela “reafirmação de laços históricos com a categoria”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Não podemos deixar de reconhecer quem sempre foi fiel à categoria. Estar alinhados a esse projeto é mais um grande objetivo do nosso trabalho”, declarou o presidente do PPM-ES, o Tenente Elson da Penha Fernandes, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. “Seguiremos ombreados, confiantes de que esta parceria resultará em vitórias expressivas não apenas para a classe, mas para toda a sociedade capixaba. Em 2026, estaremos juntos, certos de que este projeto será vitorioso”, completou Fernandes.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Durante a reunião, Euclério ressaltou sua longa relação com os militares estaduais: “Ao longo de mais de 15 anos de mandato, caminhar junto com os militares sempre foi motivo de orgulho e satisfação. São profissionais que arriscam suas vidas em prol da sociedade e, por isso, merecem ser valorizados”, afirmou.

O prefeito de Cariacica é investigador aposentado da Polícia Civil do Espírito Santo e pastor licenciado da Igreja do Evangelho Quadrangular.

O PPM-ES é o braço político de quatro associações que representam militares de duas forças estaduais de segurança do Espírito Santo: a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. As entidades são a Aspra (praças das duas forças de segurança), a Asses (sargentos e subtenentes), a Aspomires (militares da reserva, reformados e pensionistas) e a ABMES (bombeiros militares).

O movimento tem votos: representa mais de 30 mil servidores estaduais associados (da ativa, da reserva e pensionistas).

O PPM-ES visa aumentar a presença e a influência dos militares na política e nos espaços de exercício do poder. Nas últimas eleições municipais e estaduais, o grupo tem lançado candidatos aos vários cargos em disputa, oriundos das forças militares, além de apoiar candidatos não militares, mas comprometidos com a agenda do PPM-ES, para que, em caso de vitória, possam influir diretamente na administração ou no mandato parlamentar.

Na última eleição para governador, em 2022, o PPM-ES apoiou Manato (PL). No último pleito municipal, em 2024, o movimento apoiou a reeleição do prefeito Arnaldinho Borgo (então no Podemos), em Vila Velha.

Na gestão de Euclério Sampaio em Cariacica, a atual secretária da Mulher e dos Direitos Humanos é o Soldado Lorena Nascimento, diretora social da Associação das Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do ES (Aspra) e membro do PPM-ES.

Desde que lançou sua pré-candidatura a senador pelo Espírito Santo, há 15 dias, Euclério tem arregimentado uma série de apoios institucionais de agentes políticos, entidades religiosas (evangélicas) e associações de representação de classe ligadas a forças estaduais de segurança.

O primeiro ato de seu lançamento foi uma carta de apoio assinada pelos líderes das convenções das Assembleias de Deus no Espírito Santo. Seguiram-se manifestações similares por parte de lideranças da Igreja do Evangelho Quadrangular, do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) e de políticos como o prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), e o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB).