fbpx

Coluna Vitor Vogas

Como fica a composição completa da nova direção do MDB no ES

Saiba quem fará parte da Comissão Provisória oficializada na última quarta. Enquanto isso, PSDB segue em silêncio sepulcral sobre saída de Ricardo

Publicado

em

Da esquerda para a direita: Baleia Rossi, Rose de Freitas, Ricardo Ferraço, Euclério Sampaio, Guerino Balestrassi e Lelo Coimbra. Crédito: Gabriel Verly

O novo órgão de direção do MDB no Espírito Santo está completo e oficialmente instituído pela direção nacional do partido. Tendo como presidente o vice-governador Ricardo Ferraço (ex-PSDB), a nova Comissão Estadual Provisória é formada por sete membros.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O novo secretário-geral, segundo em importância na hierarquia, é o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi. O tesoureiro estadual é o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, que, ao lado de Ricardo, será o responsável administrativo e financeiro pelo MDB no Espírito Santo.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Guerino e Euclério filiaram-se ao MDB na última segunda-feira (16), em evento em Cariacica, assim como o vice-governador.

O novo órgão também é composto pela ex-senadora Rose de Freitas e pelo ex-deputado federal Lelo Coimbra. Os dois disputaram a eleição interna pela presidência estadual da legenda, na convenção realizada em Vitória no dia 21 de setembro. A votação acabou empatada em 27 a 27, e nenhum deles levou a presidência. A Executiva Nacional decidiu resolver o impasse instituindo a nova Comissão Provisória.

Os outros dois membros do órgão são o prefeito de Irupi, Edmilson Meireles, eleito pelo MDB em 2020, e a secretária extraordinária de Ações Estratégicas de Aracruz Jeesala Mayer Coutinho, filha do prefeito do mesmo município, Dr. Coutinho (Cidadania).

A nova Comissão Provisória já consta para consulta pública no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi oficialmente constituída na última quarta-feira (18). Tem vigência de três meses, até o dia 18 de janeiro, prorrogáveis por igual período. O número de renovações é indeterminado. Na prática, o mandato da comissão será renovado enquanto a direção nacional do MDB assim quiser.

A composição final, então, ficou assim:

. Ricardo Ferraço – presidente

. Guerino Balestrassi – secretário-geral

. Euclério Sampaio – tesoureiro

. Rose de Freitas – membro

. Lelo Coimbra – membro

. Edmilson Meireles – membro

. Jeesala Coutinho – membro

PSDB não se pronuncia

A semana começou com Ricardo assinando a ficha de filiação ao MDB e termina com o PSDB sem se pronunciar sobre o assunto.

Não foi por falta de tentativas. Pedimos um posicionamento oficial à assessoria da Executiva Nacional do PSDB sobre a desfiliação do vice-governador. Solicitamos o mesmo ao presidente tucano no Espírito Santo, o deputado estadual Vandinho Leite. Até este sábado (21), não houve nenhum posicionamento.

Logo após seu ato de filiação, em Cariacica, na última segunda-feira, o próprio Ricardo afirmou que sua saída do PSDB foi pacífica e dialogada previamente com os dirigentes do partido. Até agora não se ouviu confirmação dos referidos dirigentes.

Meneguelli elogia Balestrassi

Por falar em Guerino Balestrassi, novo tesoureiro estadual do MDB, não passou despercebido à coluna que, na sessão plenária da última segunda-feira (16), o deputado estadual e ex-prefeito Serginho Meneguelli rendeu elogios à administração do seu sucessor em Colatina, motivado pela presença de dois secretários municipais na Assembleia:

“Juntos com a administração Guerino Balestrassi, vêm fazendo um belo trabalho em Colatina”.

Outrora filiado ao MDB – partido pelo qual foi vereador algumas vezes e se elegeu prefeito em 2016 –, Meneguelli está no Republicanos, que hoje, em Colatina, tende a apoiar o ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos a prefeito da cidade.

Ex-dirigente do MDB contesta declaração de Rose

Em entrevista logo após a filiação conjunta de Ricardo, Euclério e Guerino, a ex-presidente estadual do MDB, Rose de Freitas, citou a situação do partido em Conceição da Barra, no litoral norte do Estado, ao argumentar que, durante a sua gestão provisória, o partido teria crescido no Espírito Santo. Suas palavras exatas foram:

“O partido, que não tinha nada, agora tem uma enormidade de diretórios municipais. E tem uma enormidade de pessoas vindo para estruturar o partido, com militância. Conceição da Barra tinha uma pessoa no MDB. Hoje tem um exército de pessoas lá.”

O ex-presidente do MDB em Conceição da Barra Carlos Quartezani entrou em contato com a coluna para contestar enfaticamente a declaração de Rose. Seguem as suas declarações:

Segundo a última atualização de filiados do TRE/ES, me refiro ao mês de abril de 2023, o partido era o maior do município, em número de filiados, somando algo em torno de 680 filiados.

Dentre estes há pessoas de todas as classes sociais, que se envolvem ou não diretamente na política, mas que nunca se desfiliaram, e esta é a razão de eu não entender a afirmativa da ex-senadora. Percebe-se que ou não conhece o partido ou teve outra intenção.

Os quadros do MDB de Conceição da Barra-ES têm funcionários públicos de carreira, profissionais liberais, donas de casa, artistas, empresários e inclusive, dentre os tais, há manifestações de desejo de disputar uma candidatura, caso o partido não tivesse sido terceirizado na gestão provisória da ex-senadora.

Quartezani moveu ação na Justiça comum questionando a convenção municipal que elegeu a primeira-dama de Conceição da Barra, Ledimara Vasconcelos, como nova presidente do MDB na cidade. Segundo o ex-dirigente local, Ledimara, ao ser eleita, não seria filiada ao partido.

“Foi o que entendi ser o meu direito. Como ex-presidente do MDB municipal, meu nome teria que estar no novo Diretório Municipal, no entanto eu não tive esse direito previsto no Estatuto do MDB”, completa Quartezani.

Ledimara Vasconcelos é casada com o prefeito Mateusinho Vasconcelos. Este, por sua vez, é filho do ex-prefeito de Conceição da Barra e Pedro Canário e ex-deputado estadual Mateusão Vasconcelos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui