fbpx

Coluna Vitor Vogas

Arnaldinho escolhe Cael para vice e reforça a parceria com Casagrande

Análise: qual o recado transmitido pelo prefeito de Vila Velha ao meio político capixaba ao escolher o indicado pelo PSB e amigo íntimo do governador?

Publicado

em

Arnaldinho anuncia Cael Linhalis como seu candidato a vice-prefeito e o cumprimenta (02/08/2024). Crédito: Reprodução Instagram

Arnaldinho anuncia Cael Linhalis como seu candidato a vice-prefeito e o cumprimenta (02/08/2024). Crédito: Reprodução Instagram

O prefeito de Vila Velha anunciou, na manhã desta sexta-feira (2), quem será seu companheiro de chapa na campanha pela reeleição. O escolhido é Carlos Aurélio Linhalis, mais conhecido como Cael Linhalis, filiado ao PSB.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em seu Instagram, o prefeito publicou:

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

“Hoje, anuncio Cael Linhalis como o vice-prefeito na nossa chapa. Essa decisão, de minha inteira responsabilidade, foi tomada após muita reflexão. Escolhi Cael por sua experiência e trajetória, com um olhar voltado para o futuro de nossa cidade, visando fortalecer nossa missão de cuidar e melhorar cada vez mais nossa amada Vila Velha. Avança, Vila Velha!”

Com perfil predominantemente técnico, Cael é formado em Administração e tem pós-graduação em Administração com ênfase em Gestão. No governo passado de Casagrande, foi diretor-presidente da Cesan, permanecendo no cargo até janeiro de 2023. Em agosto do ano passado, tornou-se secretário municipal de Planejamento na administração de Arnaldinho em Vila Velha, num movimento que selou o ingresso definitivo do PSB no governo do atual prefeito e o apoio oficial do partido à sua reeleição.

No começo de junho deste ano, Cael se desincompatibilizou do cargo, cumprindo exigência da legislação eleitoral, precisamente a fim de se manter apto a disputar as eleições municipais. Àquela altura, ele já era o nome trabalhado pelo PSB para compor a chapa de Arnaldinho.

Independentemente de qualidades técnicas, Cael é, antes de mais nada, o nome indicado a Arnaldinho pelo PSB, pela direção estadual do partido e, acima de tudo, pelo governador Renato Casagrande, principal aliado político e administrativo do prefeito de Vila Velha, como não deixa dúvida o volume de investimentos estaduais que têm jorrado na cidade. Mais que um quadro orgânico do PSB e correligionário de Casagrande, Cael é amigo pessoal do governador há décadas.

Casagrande apoia declaradamente a reeleição de Arnaldinho. Na convenção municipal do Podemos, realizada no dia 20 de julho, chegou a ser exibido um vídeo com um depoimento do governador defendendo a continuidade da gestão do prefeito para que eles aprofundem a parceria e continuem, segundo ele “transformando Vila Velha”.

E é exatamente esse o sinal que Arnaldinho dá agora ao mercado político capixaba. Ao escolher, como seu companheiro de chapa, um nome da mais absoluta confiança do governador, o prefeito passa a todos, aliados e opositores, o recado de que, acima de tudo, está disposto a priorizar e de fato aprofundar essa parceria política nos próximos anos, se reeleito.

Lorenzutti

O principal adversário de Cael nessa disputa pelo posto de vice era o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha, Bruno Lorenzutti (MDB), que chegou a ser apontado aqui como favorito para ocupar a vaga. Lorenzutti chegou a receber manifestos públicos de apoio da maior parte dos partidos integrados à coligação de Arnaldinho e da maioria dos vereadores da base do prefeito na Câmara Municipal.

Mas é como disse uma fonte da coluna: “Pergunte a esses vereadores e a todos esses partidos se eles têm, para Vila Velha e Arnaldinho, os recursos do Estado que Casagrande tem para oferecer a ele”.

Agora, resta a Lorenzutti concorrer à reeleição na Câmara Municipal.

De filho para pai

Cael Linhalis é pai do deputado federal Victor Linhalis (Podemos), o que gera uma situação bem incomum. Victor foi eleito vice-prefeito ao lado de Arnaldinho na eleição municipal passada, em 2020. Renunciou ao cargo justamente para assumir, em fevereiro de 2023, o mandato na Câmara dos Deputados, para o qual se elegeu em 2022, sendo apresentado à população como “o deputado do Arnaldinho”. Agora, é o pai dele quem será o candidato a vice de Arnaldinho.

Assim, se Arnaldinho “perdeu” o filho para a Câmara dos Deputados, agora ganha o pai.

PSB está conseguindo o que queria

Com o anúncio de Arnaldinho, o PSB emplaca seu segundo candidato a vice na Grande Vitória. O primeiro foi Shymenne de Castro, candidata a vice de Euclério, em Cariacica.

Efeitos no front adversário

Com essa definição de Arnaldinho, o Coronel Alexandre Ramalho (PL) deve aprofundar o discurso de que Arnaldinho, na verdade, é um prefeito e um candidato de esquerda e que “Vila Velha não pode continuar sendo governada pela esquerda”.

Ao optar por Cael, o atual prefeito demonstra que não está nem aí para esse discurso do adversário.

Perfil de Cael

Além de muito amigo de Casagrande, Cael, como é mais conhecido, é filiado ao PSB há décadas. Especialista em Administração, ele presidiu a Cesan durante o governo passado (2019-2022), mas precisou deixar o cargo no dia 31 de janeiro de 2023 por força de um impedimento legal: como dito, ele é pai do deputado federal Victor Linhalis.

A Lei das Estatais proíbe a nomeação, no Conselho de Administração e na diretoria de empresas públicas (como a Cesan), de parentes até o terceiro grau de ocupantes de uma série de cargos públicos, incluindo parlamentares, de modo a evitar conflitos de interesses.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui