fbpx

Coluna Vitor Vogas

A mulher que comandará a nova agência estadual de investimentos

Dois outros diretores também foram escolhidos. Juntos, os três vão tocar a Invest-ES, que terá o objetivo específico de atrair novos negócios para o Estado

Publicado

em

PatrÍcia Gouvêa será a presidente da Invest-ES

PatrÍcia Gouvêa será a presidente da Invest-ES

A executiva mineira Patrícia de Oliveira Gouvêa foi escolhida pelo governador Renato Casagrande (PSB) para comandar a nova agência do Governo do Estado que terá o objetivo específico de atrair investimentos e negócios para o Espírito Santo. Criada no começo de julho a partir de projeto do governo aprovado pela Assembleia Legislativa, a Invest-ES passará a funcionar em breve, sob a presidência de Patrícia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Inicialmente, a agência seria presidida por Rogério Salume, ex-CEO da Wine, empresa capixaba de comércio de vinhos, especializada em e-commerce e clube de assinatura. No entanto, em meados de julho, o então secretário estadual de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal (PDT), pediu exoneração. Rogério, então, foi “promovido” pelo governador a chefe da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), à qual a nova agência estará vinculada. O novo secretário já assumiu o cargo com a incumbência de encontrar, na iniciativa privada, alguém que pudesse presidir a Invest-ES em seu lugar.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Rogério foi quem indicou Patrícia Gouvêa a Casagrande. Com a carreira construída no mundo dos negócios, a executiva trabalhou com ele há alguns na Wine por um breve período, entre 2014 e 2015. O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) também participou da escolha.

De setembro de 2019 a março deste ano, Patrícia ocupou várias posições de chefia na Alpargatas S.A., dona da marca de sandálias Havaianas. Desde abril, era diretora de Estratégias e Operações da Garagem.VC, em São Paulo.

Dois outros diretores da Invest-ES também foram definidos. Vindo diretamente da Wine, Alexandre Malta será o diretor de Gestão e Compliance. Já o diretor de Atração de Investimentos será Danilo Pescuma, que atuava no setor de rochas ornamentais.

Os três comandarão a nova agência, que passará a funcionar assim que for assinado um contrato de gestão e resultados com a Sedes.

Também será formado um Conselho de Administração, composto por três membros indicados pelo governador e dois indicados pelas entidades empresariais do Espírito Santo. Essa última parte se deve a uma emenda ao projeto de lei que criou a agência, apresentada pelos deputados e aprovada pela Assembleia.

Perfil, formação e experiência

Em seu perfil no Linkedin, segundo a última atualização, Patrícia Gouvêa se descreve como uma “executiva com 20 anos de experiência em liderança corporativa nos setores de Varejo, Bens de Consumo, Telecomunicações e Ensino Superior, atuando em destacadas empresas multinacionais e nativas digitais. Atualmente responsável pela área de Estratégia comercial e omnichannel do varejo na Alpargatas (Havaianas)”.

De junho de 2014 a setembro de 2015, a futura presidente da Invest-ES foi gerente nacional de vendas da Wine, onde trabalhou diretamente com o atual secretário estadual de Desenvolvimento, Rogério Salume.

Entre 2015 e 2018, ocupou vários cargos executivos na LafargeHolcim, empresa brasileira especializada na produção de materiais de construção (pertencente, desde 2022, ao grupo CSN). Foi gerente de distribuição (trademarketing), gerente geral de varejo e gerente de transformação digital.

Em 2019, foi head de transformação de marketing na MJV Technology & Innovation.

De setembro de 2019 a março deste ano, passou por várias posições de chefia na Alpargatas S.A., dona da marca de sandálias Havaianas. Como informa seu Linkedin, desde abril, estava na Garagem.VC, empresa que, segundo a própria descrição na página, ajuda outras empresas a usar criatividade e dados para crescer.

Patrícia também trabalhou na rede de franquias franco-suíça Disensa, a qual, segundo ela, “tornou-se referência e case de sucesso no varejo de materiais de construção”.

Formada em Ciências da Computação pela PUC-MG, a futura chefe da Invest-ES tem especialização em Marketing Digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM) e concluiu um MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Também cursou outra especialização (incompleta), na prestigiosa Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em Inovação e Empreendedorismo, Negócios, Gerenciamento, Marketing e Serviços de Apoio Relacionados.