fbpx

BandNews FM

Eleições: como são elaboradas e aplicadas as pesquisas eleitorais?

O professor Fabrício Azevedo esclarece como elas são elaboradas e quais as diferenças entre as pesquisas registradas e as enquetes em redes sociais

Publicado

em

Com a proximidade das eleições, se intensificam os trabalhos dos institutos de pesquisa para aferir os cenários a respeito do pleito deste ano, principalmente os que envolvem os cargos para os poderes Executivo e Legislativo nacionais.

Aplicadas a partir de metodologias específicas, com controle de amostragem e obrigatoriamente registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as pesquisas eleitorais existem para indicar a situação de momento dos candidatos e, desta forma, oportunizar ações e mudanças estratégicas das campanhas. Além disso, servem também para manter o eleitorado e os setores produtivos informados sobre as tendências políticas em ascensão.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo nesta quinta-feira (30), o professor de Administração e Economia da Universidade de Vila Velha (UVV), Fabrício Azevedo, esclarece como elas são elaboradas e quais as diferenças entre as pesquisas registradas e controladas a partir de regras, dos levantamentos e enquetes realizados por meio de redes sociais. Ouça:

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.