fbpx

Alexandre Brito

O que é etarismo e quais são seus riscos para a saúde?

O etarismo é um preconceito estrutural que desvaloriza o envelhecimento e impacta a vida social, profissional e emocional de muitas pessoas

Publicado

em

O etarismo impacta o mercado de trabalho, onde profissionais mais velhos muitas vezes enfrentam barreiras e preconceitos. Foto: FreePik

O etarismo é uma forma de discriminação baseada na diferença de idade. Sua forma mais comum ocorre com pessoas mais velhas, que podem sofrer preconceitos sociais simplesmente por causa da idade.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No entanto, ele pode se manifestar de outras formas, como no etarismo descendente, que afeta adolescentes discriminados por adultos.

A palavra “etarismo” vem de “etário”, derivado do latim aetas, que significa “idade”. O tema é complexo, e nossa intenção não é esgotá-lo, mas colocá-lo em pauta.

O etarismo nem sempre é evidente. Em muitas culturas orientais, por exemplo, o envelhecimento é visto como uma virtude, associado à admiração e à sabedoria. No entanto, em sociedades onde há culto à juventude, o envelhecimento é alvo de preconceito estrutural e institucional.

Esse tipo de discriminação não deve ser visto como um “caso isolado” entre duas pessoas. O etarismo é estrutural e está presente em diversas instituições, como nos processos de seleção e recrutamento, que muitas vezes, de forma velada, favorecem candidatos mais jovens.

As mulheres são ainda mais afetadas pelo etarismo, o que pode resultar em rejeição social, desemprego e depressão, levando à pressão para negar a própria idade. Esse preconceito desvaloriza o envelhecimento, tratando-o como algo indesejável e inferior.

Assim, o etarismo gera estereótipos, exclusão social e sofrimento psicológico diante do medo de envelhecer.

Enfrentar o etarismo é afirmar a vida em todas as idades. Como disse Fernanda Torres em uma entrevista: “Com a idade, você aprende como as coisas são relativas, como você não domina tudo que deseja! A calma da maturidade é uma maravilha, você fica mais humilde em relação ao mundo.”

Leia mais:

Alexandre Brito

Alexandre Vieira Brito é psicólogo e mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui especialização em Filosofia e Psicanálise pela Ufes, bem como em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência em saúde mental, formação profissional, políticas públicas e socioeducação. Realiza atendimento clínico desde 2010. Também é professor universitário e palestrante, articulando a psicologia em suas interfaces com outros saberes. Colunista da BandNews FM todas as segundas-feiras 17h40, ao vivo, e participa de entrevistas no Estúdio 360 da TV Capixaba para falar de psicologia e comportamento.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.