fbpx

TV Capixaba

Três estruturas de prédio caíram em uma semana. Por que isso acontece?

Cuidar do tratamento do concreto é extremamente importante para preservar a estrutura dos prédios

Publicado

em

Em uma mesma semana, a Grande Vitória registrou a queda de três estruturas de prédios. Em Cariacica, as varandas de um prédio desabaram, a marquise no Centro de Vitória, e o prédio em Itaparica. São problemas na construção ou falta de manutenção? O tenente-coronel Maurício, que é especialista em análise e vistoria de risco estrutural, explica os motivos desses desabamentos.

Existia uma lei de inspeção que foi revogada, então não existe um mecanismo jurídico que cobre essas atividades de vistoria. As prefeituras ficam limitadas nessas vistorias porque precisam ser acionadas para fazer a análise. Do ponto de vista preventivo, a prefeitura fica de mãos atadas quanto esses casos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Cada município faz uma rotina de fiscalização nos prédios, mas sabe-se que cada construtora “entrega” o prédio ao condomínio, e eles que ficam responsável por garantir a qualidade da edificação. Ou seja, os prédios são construídos para aguentarem, pelo menos, 50 anos, então cabe ao síndico sempre fazer essa vistoria.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Ausência de manutenção é o principal motivo dessas quedas. O concreto vai perdendo a resistência ao longo do tempo por conta da oxidação generalizada da armadura. Por isso é necessário tratar o concreto para que não ocorram esses acidentes.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Escolas da rede municipal da Serra recebem botão do pânico
> Palmilha utiliza IA para analisar risco de queda em idosos
> Documentário que aborda escravidão contemporânea será exibido no ES


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui