fbpx

TV Capixaba

Motoristas de app analisam projeto de lei que regulamenta profissão

Para os trabalhadores, o principal ponto positivo é a criação da categoria específica para os motoristas de aplicativo, algo de extrema importância para a categoria

Publicado

em

O presidente Lula enviou ao Congresso na última segunda-feira (04) o projeto de lei que regulamenta a profissão dos motoristas de aplicativo. Entre as propostas, estão a jornada de trabalho diária de oito horas, podendo chegar a 12h, e a criação da categoria “trabalhador autônomo por plataforma”. A hora trabalhada deverá ter o valor de R$ 32,09.

Essa é a primeira vez que existe uma proposta para os motoristas, que têm avaliado a regulamentação com cautela. O sindicato pediu até uma audiência pública na Assembleia Legislativa, para discutir o assunto. O motorista e membro da associação dos motoristas de aplicativos, Luiz Fernando Muller, explica como os profissionais enxergam essa proposta.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O principal ponto positivo é a criação da categoria específica para os motoristas de aplicativo, algo de extrema importância para a categoria. No entanto, ele expressa preocupações com outros aspectos do projeto. Um dos principais pontos de preocupação é o valor mínimo garantido por hora trabalhada, que pode não ser suficiente para muitos motoristas.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Outra preocupação é a questão da representatividade da categoria, uma vez que os sindicatos serão responsáveis por representar os trabalhadores, mas muitos motoristas não se sentem representados por essas entidades. Além disso, há uma divisão na categoria, com alguns motoristas dependendo exclusivamente do trabalho por aplicativo, enquanto outros o utilizam apenas para complementar a renda.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Dengue: saiba qual é a maneira correta de usar o repelente
> Por que a Assembleia define o futuro do Capitão Assumção? Entenda
> Abertas incrições para aulas de música gratuitas na Serra


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui