TV Capixaba
Por que a Assembleia define o futuro do Capitão Assumção? Entenda
A expectativa é de que o processo seja acelerado, com a formação de uma comissão e a possível votação até quinta-feira (07)
Os capixabas vêm acompanhando que a Assembleia Legislativa do Estado é quem vai definir o futuro do deputado estadual Capitão Assumção, ou seja, se ele deve ou não continuar preso. E aí começam algumas dúvidas: como é isso? Por que são os deputados que decidem? O Supremo tem que obedecer a decisão? O advogado Rafael Lima explica como funciona esse processo.
Essa atribuição é conferida pela Constituição Federal, que estabelece a prerrogativa de que deputados estaduais, federais e senadores só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável ou por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). No caso de Assumção, a prisão foi determinada pelo STF.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A expectativa é de que o processo seja acelerado, com a formação de uma comissão e a possível votação até quinta-feira (07) para a liberação do deputado. Uma vez comunicada ao Ministro Alexandre de Moraes, ele pode acatar ou não o resultado.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Dengue: saiba qual é a maneira correta de usar o repelente
> Motoristas de app analisam projeto de lei que regulamenta profissão
> Abertas incrições para aulas de música gratuitas na Serra
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui