fbpx

TV Capixaba

Mais de 4.3 mil trotes foram passados de um mesmo número para o Samu

São duas tipificações criminais que podem ser enquadradas nesses casos: atrapalhar comunicação de ordem pública e informar crime falso

Publicado

em

O Samu registrou mais de 4.3 mil trotes feitos de um mesmo número de telefone no Espírito Santo entre 2019 e 2023, uma média de dois trotes por dia. Só que o trote está longe de ser uma brincadeira, porque é crime. A advogada Layla Freitas explica quais as punições para essa prática.

São duas tipificações criminais que podem ser incluídas nesse caso. Um deles fala sobre atrapalhar e dificultar a comunicação de ordem pública, e o outro é sobre informar um crime falso. As penas podem ser de multa ou prisão.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em muitos casos, são crianças que passam essas ligações. Quando são elas, os pais podem ser punidos por serem responsáveis pelos menores. Em São Paulo, foi feita uma pesquisa que concluiu que a maior parte dos trotes são passados por adultos.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

A Polícia Militar pode acionar a Polícia Civil para investigar as ligações e conseguir identificar quem são os responsáveis por esses trotes. Pelos altos números de trotes, a polícia acaba deixando muitas dessas ligações passarem sem identificar responsáveis para não atrapalhar ainda mais o atendimento.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Dengue: atendimentos triplicam em pronto atendimento de VV
> IBGE: coleta da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde termina em fevereiro
> Chef prepara comida saudável para população em situação de rua


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui