TV Capixaba
Estado de emergência: entenda o que muda no ES
As vacinas ainda chegam nesta quinta-feira, mas o público a ser atendido é muito pequeno
O Espírito Santo decretou estado de emergência por causa da dengue na última quarta-feira (21). Nesta quinta, as primeiras vacinas chegam ao estado, mas não dá para apostar todas as fichas na vacina. As doses serão aplicadas em uma pequena parcela da população: os adolescentes. Portanto, são necessárias outras estratégias para prevenção e combate à doença. No Espírito Santo, a dengue já é considerada uma epidemia. O subsecretário de vigilância em saúde da Sesa, Orlei Cardoso, explica como está o ES no momento.
Na prática, o estado vem avaliando essa situação epidemiológica, comparando as semanas dos anos de 2023 com as deste ano. No ranking nacional, o ES está em sexto lugar no mapa vermelho, com uma incidência maior de 600, ou seja, são 600 casos a cada 100 mil habitantes. Ao que irá funcionar, a secretaria e municípios estavam trabalhando de maneira individual, mas com o decreto, há uma unificação maior além de trabalhar com as forças de seguranças.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No estado de emergência, é possível fazer compras sem licitações, entretanto existem uma série de critérios técnicos para que sejam seguidos. Com o alto número de casos, o estado ainda irá usar drone para buscar casas e terrenos com possíveis focos de dengue.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Entenda como Daniel Alves terá que cumprir a pena na Espanha
> Crea aponta umidade e corrosão em marquise que caiu em Vitória
> Confeiteira ensina a produzir ovos de chocolate pela internet
> Heróis e vilões do cinema no Shopping Moxuara neste fim de semana
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui