fbpx

TV Capixaba

“É um desserviço para a população”, diz advogado sobre PEC das Drogas

Expressão “criminalizar a posse e o porte de drogas” não é exata, já que existe uma lei em vigor desde 2006 que trata dessas questões

Publicado

em

O Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que traz mudanças significativas no tratamento legal do porte e posse de drogas, na noite da última terça-feira (16). A PEC busca criminalizar tais atividades independentemente da quantidade de substância encontrada com o indivíduo. De acordo com o texto aprovado, a criminalização do porte e da posse de drogas passará a ser parte do Artigo 5º da Constituição, que versa sobre os direitos e garantias individuais. O advogado criminalista Rivelino Amaral, explica quais são as principais mudanças.

A expressão “criminalizar a posse e o porte de drogas” não é exata, já que existe uma lei em vigor desde 2006 que trata dessas questões. A Lei de Drogas, nº 11.343/2006, criminaliza o porte e posse de drogas para consumo pessoal. Embora alguns acreditem que portar drogas para consumo pessoal não seja crime, é uma conduta criminosa estabelecida pela legislação federal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A discussão levantada pelo Senado parece redundante, uma vez que a questão já foi debatida e legislada anteriormente. A retomada do tema pode gerar confusão na sociedade e demonstra uma falta de coerência entre os poderes legislativo e judiciário.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

A preocupação com um possível aumento na população carcerária também é importante de ser destacada a partir dessa PEC das Drogas. Com cerca de 80% das pessoas presas no país ligadas ao tráfico e uso de drogas, são necessárias políticas mais eficazes e humanizadas para lidar com essa questão.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Professores podem receber R$ 10 mil com projeto antidrogas. Entenda
> Entenda quais são os riscos de transtornos psicológicos não tratados
> “Guia Prático das Locações Imobiliárias” será lançado nesta quarta


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui