TV Capixaba
Delegada explica como acontece a violência financeira com idosos
O caso ‘Tio Paulo’ chamou atenção de todo o país na última semana, e acendeu o alerta para várias questões de abuso com idosos
O caso da sobrinha que levou o tio morto para pegar o empréstimo acende o alerta para várias questões, sendo uma delas o empréstimo que parentes fazem em nome de idosos, caracterizando violência financeira, uma situação mais comum do que se imagina. A delegada especializada em proteção à pessoa idosa Milena Gireli fala sobre os principais abusos comentidos contra idosos.
A violência contra a pessoa idosa muitas vezes ocorre dentro de casa, com 90% das ocorrências tendo os agressores como pessoas muito próximas, como filhos, netos ou cuidadores. A dificuldade de denunciar é evidente, pois os agressores são pessoas amadas, tornando a negativa do idoso em resistir a essas práticas ainda mais desafiadora.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Esse tipo de violência traz um conceito amplo, que vai além da violência física, englobando maus-tratos, abandono e abuso financeiro. Muitas vezes, a violência física é precedida por outras formas de violência. Mudanças de comportamento podem ser indicativos, como retraimento e falta de participação em eventos sociais.
As denúncias envolvendo violência contra os idosos têm aumentado, indicando uma maior conscientização sobre o problema. Porém, a dificuldade de denunciar persiste, sendo importante que as pessoas saibam que podem buscar ajuda em diferentes instituições, como delegacias especializadas, Cras, defensoria pública, entre outros.
No Espírito Santo, a delegacia especializada de proteção à pessoa idosa oferece assistência social e psicológica, ajudando a vítima a lidar com as consequências da violência. É fundamental que a sociedade esteja atenta e sensível a essa questão, proporcionando apoio e denunciando casos de violência contra os idosos.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Prática ilegal: empresas aéreas cobram por bagagem de mão
> Alienação parental atinge cerca de 80% dos filhos de pais separados
> Introdução alimentar: como fazer da maneira mais fácil?
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui