fbpx

TV Capixaba

Como acontece o treinamento de um cão farejador? Entenda

Esses animais são os grandes responsáveis pelas apreensões de entorpecentes no Espírito Santo

Publicado

em

O Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar teve um resultado recorde em 2023. Foram quase 300 mil unidades de drogas apreendidas, mais de 4.6 mil munições, mais de 200 armas de fogo e quase 1700 ocorrências atendidas junto a um cão farejador. Foi mais que o dobro de drogas apreendidas, em relação ao ano anterior. O subcomandante do Batalhão, major Pimenta, e o capitão Maciel contam como acontece o trabalho e o treinamento dos cães farejadores.

A atividade com cães na PM tem trazido resultados em virtude do faro do cão, que auxilia na localização dos entorpecentes. Atualmente, são 60 cães aproximadamente que trabalham no canil central e nos grupos K9 descentralizados. No treinamento, os animais podem ficar até um ano para ser formado para fazer os trabalhos da polícia. Eles aprendem a fazer a associação de um brinquedo com as drogas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O trabalho é feito de maneira livre, sem a guia, para que o cão possa aprender os comandos de obediência. O ideial é que o mesmo policial fique sempre com com o mesmo cão. Os animais da PM podem trabalhar até 10 anos na busca de entorpecentes e munições, de acordo com o desempenho.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Ao ser “aposentado”, os cães podem ser adotados pelos policiais responsáveis ou serem levados para locais de adoção responsável. O principal fator do aumento das apreensões se dá pela quantidade de unidades com presença canina. No total são 28 unidades que contam com, pelo menos, um cão de faro para busca de drogas.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> TDAH e autismo: como evitar discriminação na escola
> Laboratório de artes da Ufes cria miniaturas e até kit paradidático
> Festival Santo Boteco promete agitar o Carnaval em Santa Teresa


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui