fbpx

TV Capixaba

Assista aos destaques desta quinta-feira do EStúdio 360

Andressa Missio e Antonio Carlos Leite, o KK, apresentam o EStúdio 360 de segunda a sexta-feira, a partir das 12 horas

Publicado

em

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo promete mudar a forma como órgãos públicos se comunicam. A proposta prevê a adoção da linguagem simples, com o objetivo de tornar documentos e comunicações mais acessíveis para a população. A medida acompanha um movimento global de democratização da informação, que começou na Finlândia nos anos 1940 e já foi adotado por países como Estados Unidos e Reino Unido. Em entrevista ao EStúdio 360 desta quinta-feira (19), a advogada e linguista Elseana de Paula, que participou da idealização da proposta, destaca que a comunicação deve priorizar a compreensão.

Uma coleção de 55 bonecas está em exposição no Centro de Memórias do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Maruípe. As peças ilustram a evolução da profissão, desde o período medieval até a profissionalização no Brasil, em 1923. O projeto também destaca as pioneiras do curso de enfermagem da Ufes fundado em 1976. Em entrevista ao EStúdio 360 desta quinta-feira (19), a enfermeira e professora da Ufes, Roseana Rohr, explica como surgiu a ideia da produção da vitrine e a importância de valorizar a profissão dos enfermeiros.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com o aumento das temperaturas, o consumo de energia elétrica tende a crescer, principalmente devido ao uso de ar-condicionado e ventiladores. Apesar de refrigerar o ambiente, o ar-condicionado é considerado um dos maiores consumidores de energia durante o verão, especialmente quando usado de forma contínua e em temperaturas muito baixas. Outros aparelhos, como geladeiras, também contribuem para o aumento do consumo, já que trabalham mais para manter os alimentos refrigerados em dias quentes. Em entrevista ao EStúdio 360, o gestor da EDP Bruno Mendonça dá dicas de como economizar energia para se preparar para o verão.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Carmélia Maria de Souza e Homero Massena, ícones da cultura capixaba, serão homenageados em uma sessão gratuita no Cine Metrópolis, na Ufes. A iniciativa marca 50 anos desde o falecimento dos dois artistas, com a exibição de filmes que revisitam suas histórias e legados. Serão exibidos os documentários Não se Aproxime e Massena – Mestre da Luz. Ambos foram realizados com o apoio da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha. Em entrevista ao EStúdio 360, a diretora Tati Rabelo e o diretor Ricardo Sá explicam que o evento é uma oportunidade para conhecer mais sobre essas figuras marcantes, que continuam a inspirar gerações.

Assista


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui