TV Capixaba
Alunos criam animações em stop motion para projeto escolar em Cariacica
Animação escolar estimula a criatividade e habilidades manuais em estudantes de Cariacica, com curtas em stop motion apresentados em evento cultural
Hoje à noite, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Stella Sarmento de Miranda, em Cariacica, apresentam ao público suas próprias animações em stop motion. O evento, que será realizado no Centro Cultural Frei Vitela, em Campo Grande, exibe quatro produções criadas por eles dentro do projeto “Stop Motion na Escola”. Em entrevista ao EStúdio 360, a professora responsável, Eliene Suares, explicou que o projeto surgiu de uma colaboração com o Cine Clube de Cariacica para promover o audiovisual na cidade e desenvolver a criatividade dos alunos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo a professora Eliene, a ideia foi implementar uma linguagem acessível e que ao mesmo tempo incentivasse a produção manual e o trabalho em equipe. Por meio da técnica quadro a quadro, que exige a criação de movimento por meio de múltiplas fotos sequenciais, os alunos foram desafiados a trabalhar de forma minuciosa, exercitando a paciência e a persistência. “Esse tipo de animação permite que cada grupo crie uma história com seus próprios personagens, cenários e uma mensagem que desejam passar”, disse Eliene.
Estudantes compartilham suas inspirações
Participar do projeto trouxe uma nova perspectiva para os alunos, que encontraram na animação uma forma de expressar emoções e inspirar o público. Em entrevista ao EStúdio 360, Ana Beatriz Nascimento, uma das alunas envolvidas, compartilhou que se inspirou em uma história comovente que viu na televisão. Para ela, o processo de criação foi uma forma de transmitir uma mensagem importante, buscando conscientizar quem assiste sobre questões sociais.
Outro participante, João Vitor Bonruk, contou que seu grupo levou cerca de dois meses para finalizar a animação. O tema de seu trabalho foi um resgate, retratado com um toque cômico nos movimentos dos personagens. Ele e seus colegas dedicaram tempo e atenção aos detalhes, desenhando personagens e cenários e ajustando cada movimento para que a história ganhasse vida. “Foi um projeto desafiador, mas muito divertido de fazer, e o resultado ficou muito bacana”, disse João.
Produção manual e valor do trabalho em equipe
Eliene optou pela técnica de stop motion em papel, ao invés de animações digitais, para estimular o trabalho manual. Segundo ela, essa abordagem permite que os alunos desenvolvam uma série de habilidades que a tecnologia não substitui, como paciência, criatividade e habilidades manuais. Em entrevista ao EStúdio 360, a professora destacou que, embora o uso de inteligência artificial seja tentador, o stop motion manual proporciona uma experiência mais rica e única para os estudantes. “É uma técnica que permite desenvolver uma série de habilidades e estimula o trabalho autoral, algo fundamental para esses jovens,” explicou Eliene.
O projeto também incentivou a criação de laços entre os participantes, fortalecendo o trabalho em equipe. Durante as oficinas, os alunos foram divididos em grupos, o que permitiu que fizessem novas amizades e aprendessem a colaborar e a comunicar suas ideias. Essa experiência, segundo Eliene, foi tão importante quanto o aprendizado técnico e artístico.
Evento de exibição e perspectivas
A apresentação das animações será um momento especial para os alunos, que verão o fruto de seu trabalho exibido para o público. Em entrevista ao EStúdio 360, Eliene contou que alguns dos alunos participantes se destacaram e foram convidados a atuar como monitores, ajudando colegas nas edições seguintes do projeto. “Cada ano, a gente vai identificando talentos que podem contribuir ainda mais e atuar como monitores nas oficinas”, destacou a professora.
Com o sucesso do projeto, muitos alunos já demonstraram interesse em participar novamente no próximo ano. Alguns, como Ana Beatriz e João Vitor, expressaram o desejo de seguir envolvidos no campo do audiovisual, reconhecendo o impacto que o projeto teve em sua formação e visão de futuro.
A exibição de hoje à noite marca o encerramento de mais uma etapa do projeto “Stop Motion na Escola”, e reforça o audiovisual como uma ferramenta educativa potente e transformadora.
Veja também
- Semana de 4 dias: advogada explica proposta que muda jornada de trabalho
- Pneumonia é uma das principais causas de internação no Sudeste
- Alvarito Mendes lança livro de poesia em formato físico e audiovisual
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui