fbpx

TV Capixaba

Burnout e assédio: como a lei protege os trabalhadores

Janeiro Branco levanta discussão sobre esgotamento mental e físico principalmente relacionados ao trabalho

Publicado

em

O mês dedicado a trazer um alerta sobre saúde mental e emocional chegou. É o Janeiro Branco, que tenta conscientizar as pessoas sobre diversos síndromes que podem acontecer, principalmente relacionados ao trabalho. A síndrome do Burnout, por exemplo, é um esgotamento mental e físico que faz com que a pessoa não consiga desenvolver o trabalho.

Entre as causas dessa síndrome estão problemas e situações no ambiente de trabalho como o assédio moral. O número de diagnósticos de Burnout aumentou bastante, e há um ano, é considerada uma doença ocupacional, com leis que protegem o trabalhador que adquire essa síndrome.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para o trabalhador afastar, é necessário um laudo de um psiquiatra ou psicólogo. Após 15 dias de afastamento, ele precisa ir ao INSS fazer avaliação e, caso continue afastado, receberá o auxílio do governo. O advogado e membro do Coletivo Jurídico da CUT, Ben-Hur Farina, explica de que maneira a lei protege os trabalhadores.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Governo irá disponibilizar SuperApp com mais de 580 serviços online
> Entenda como funciona o “botão do pânico” do comércio da Serra
> Diesel e gás de cozinha devem ficar mais caros por aumento de impostos


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui