fbpx

Esportes

Tribunal espanhol diz que Uefa e Fifa não podem impedir Superliga

Liminar foi concedida após ação da empresa que criou novo torneio

Publicado

em

A Fifa e Uefa, as entidades que governam o futebol mundial e europeu, não podem impedir que 12 dos principais clubes do continente criem uma Superliga dissidente, afirmou um tribunal comercial da Espanha em um parecer preliminar nesta terça-feira (20).

Superliga foi criada para substituir a Liga dos Campeões (Foto: Valentin Flauraud/UEFA)

Superliga foi criada para substituir a Liga dos Campeões (Foto: Valentin Flauraud/UEFA)

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Fifa e Uefa não comentaram de imediato o caso, que provavelmente assinalará o início de uma batalha legal prolongada a respeito da nova liga, que ameaça virar de ponta-cabeça a ordem há muito estabelecida do futebol de elite da Europa.

Não ficou claro de imediato qual autoridade a corte de Madri, que arbitra disputas corporativas, tem sobre as entidades esportivas sediadas na Suíça.

Em um veredicto visto pela Reuters, o tribunal disse que Fifa, Uefa e todas suas federações de futebol associadas não devem adotar “nenhuma medida que proíba, restrinja, limite ou condicione de nenhuma maneira” a criação da Superliga.

A corte também as alertou a não punirem nenhum jogador ou técnico que se filie.

O projeto da Superliga é encabeçado pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, e a empresa estabelecida para administrar a competição tem sede em Madri.

A empresa apelou ao tribunal espanhol por uma medida liminar para impedir que entidades reguladoras do futebol adotem qualquer ação contra sua liga nova.

O juiz impôs um bloqueio preliminar à Fifa e à Uefa ao menos enquanto durarem os procedimentos legais, que podem demorar muitos meses na Espanha.

Agência Brasil


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui