Eleições 2024
Adeus à diversão no horário eleitoral: o que está diferente nas propagandas
Os candidatos a vereador, que antes se destacavam nos tradicionais blocos do horário eleitoral, agora aparecerão apenas em inserções rápidas
Se você aguardava ansiosamente pelas figuras excêntricas e os momentos cômicos do horário eleitoral, prepare-se para a decepção. Quem não se lembra de Eunice Vesga, com seu lema “Tenho um olho no problema e outro na solução”, ou do Gordinho palmeirense, que inexplicavelmente terminava seus pedidos de voto com um entusiasmado “Vai, Corinthians!”? Esses personagens, que faziam parte do folclore das eleições brasileiras, não aparecerão mais nas telas. Até mesmo os sósias de Xuxa, Neymar e Papa Francisco perderam seu espaço. Os candidatos a vereador, que antes se destacavam nos tradicionais blocos de propaganda eleitoral, agora aparecerão apenas em inserções rápidas, diluídas na programação normal das emissoras de rádio e TV.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nas eleições deste ano, os candidatos a vereador não terão mais o tempo de exposição que estavam acostumados. Em vez dos blocos de propaganda eleitoral gratuitos, onde as campanhas mais excêntricas encontravam espaço, agora eles aparecerão apenas durante os intervalos da programação normal das emissoras de rádio e TV. Essa mudança, em vigor desde 2015, passou despercebida por muitos eleitores e trouxe um formato de propaganda eleitoral bem diferente do que os brasileiros estavam acostumados a ver nas eleições passadas.
> Como ficou a divisão do tempo de TV no horário eleitoral em Vitória
A mudança veio com a Lei nº 13.165, sancionada em 2015 pelo Congresso Nacional e promulgada pela Presidência da República. Essa lei, conhecida como “Lei da Reforma Eleitoral”, trouxe várias alterações significativas nas regras das eleições no Brasil, com o objetivo de tornar as campanhas mais enxutas e menos onerosas. De acordo com as novas regras, as inserções para candidatos a prefeito acontecem de segunda a sábado, nos seguintes horários:
No rádio: das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min.
Na televisão: das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.
Além disso, os candidatos a vereador, que antes dividiam espaço nos tradicionais blocos, agora têm apenas inserções curtas, de 30 a 60 segundos, distribuídas ao longo da programação, totalizando 70 minutos diários. Essa mudança reduziu significativamente o tempo que esses candidatos têm para apresentar suas propostas ao eleitorado, resultando em campanhas mais objetivas e focadas.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui