fbpx

Diversão

Saiba como salvar sua série favorita de ser cancelada pela Netflix

A Netflix guarda mistérios sobre os critérios para cancelar uma série, mas o Portal ES360 separou algumas dicas para te ajudar. Confira!

Publicado

em

A Netflix guarda mistérios sobre o que a leva a cancelar uma série. Foto: freestocks.org/Pexels

A pioneira dos serviços de streaming, Netflix, sempre chama atenção quando cancela uma série, principalmente quando a produção possui somente um temporada. Recentemente, a série “1899”, considerada uma grande aposta, foi uma das vítimas da não renovação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas o que leva a plataforma à cancelar suas produções? Esse é um mistério, pois a Netflix não divulga o número de audiência de suas obras – a ressalva fica com a lista de top 10 publicada na  plataforma ou quando a série bate algum recorde. Esse tipo de informação costuma ser guardada a sete chaves pelos executivos de programação, mas é possível ter umas pistas sobre o que é possível fazer para salvar sua série favorita de ser cancelada.

> Outer Banks volta com 3ª temporada. Veja as novidades da Netflix

 

Ter um fã clube fiel não é garantia. Um dos prováveis motivos do cancelamento é o modelo de contrato de produção utilizado pela Netflix. Outro motivo pode ser os custos da série. No entanto, os dados mandam e a produção deve se traduzir em números para a plataforma. Claro, as premiações e críticas positivas possuem um “peso” relevante no critério, porém são vistas mais como uma boa publicidade para disparar as visualizações – e é isso que importa no final das contas!

Como funciona a “régua” do cancelamento?

A criadora da série “O Clube das Babás” deu uma pista sobre como pode funcionar os critérios. Rachel Shukert reclamou sobre os critérios adotados pela Netflix. “A Netflix dará o contexto em termos sobre seus números na temporada anterior ou o que esperam, mas até isso é vago. Você está voando um voo cego”, disse a produtora.

A produção foi cancelada mesmo após ter grande sucesso nos Estados Unidos e ter sido aclamada pela crítica. “Uma boa audiência, porém que não é um hit monstruoso, mas é amado pelos fãs… Isso importa? Eu não sei. Eu acho que nós tivemos azar de sair ao mesmo tempo que Round 6, que mostrou a eles o quão malucos os números poderiam ser”, disse.

E como o público pode fazer para tentar salvar suas produções? Algumas “teorias” já foram publicadas e o Portal ES360 separou algumas dicas para te ajudar. Confira!

“Maratonar” pode salvar a série do cancelamento

Uma métrica parece ser utilizada pela pioneira do streaming: o número de visualizações no primeiros 28 dias após o lançamento. A lista de séries mais assistidas em 2022, a plataforma considerou a audiência registrada nesse período.

A lista de filmes e séries mais assistidas na Netflix em 2022. Foto: Divulgação/Netflix

A lista de filmes e séries mais assistidas na Netflix em 2022. Foto: Divulgação/Netflix

Quando o assunto surgiu, o criador de “The Sandman”, Neil Gaiman, pediu aos fãs para assistirem à temporada inteira o “mais rápido” possível. “A Netflix não contabiliza o número de espectadores assistindo os episódios aos poucos. Por isso, é muito importante maratonar a primeira temporada para demonstrar o interesse”, explicou no Twitter.

Ou seja, para ser considerada um sucesso pela Netflix, as produções devem ser consumidas o mais rápido possível ao serem lançadas, como as famosas “maratonas”.

Potencial de novos assinantes

Segundo uma reportagem da Vanity Fair, uma equação é feita pela empresa. Eles levam em consideração, não somente a audiência, mais sim quantos potenciais novos assinantes pode gerar uma nova temporada. Por isso, levar em consideração a presença nas redes sociais e sua repercussão pode ser um fator determinante. Ou seja, a voz dos fãs podem não ser volumosas, mas se fizer barulho, pode ajudar.

Esse é o motivo para as poucas temporadas das séries da Netflix, pois uma produção em seu quinto ano não traria um grande número de novos assinantes significativos para compensar os gastos. Exceção para séries muito populares como “Stranger Things” e “The Crown”. E claro, as primeiras produções originais, como “Orange Is the New Black”, “BoJack Horseman” e “House of Cards”.

Uma combinação de fatores…

Em uma conferência da INTV, em Israel, a chefe de conteúdo original da empresa, Cindy Holland, revelou detalhes internos sobre a decisão de cancelar ou não. “É uma combinação de coisas. Quando estamos investindo, decidimos quanto investir com base na audiência”, argumentou.

“Se o público não aparecer, pensamos no motivo para continuar a investir em algo que não é tão bom quanto esperávamos. Obviamente, a recepção da crítica também é importante, mas estamos realmente tentando ‘esticar’ nosso investimento financeiro o máximo que pudermos para compensar o dinheiro dos investidores — é deles, não nosso”, explicou.