fbpx

Diversão

Dia do Macarrão: 5 erros e dicas para preparar uma boa massa

Um dos erros é colocar azeite na água. A prática para que a massa não grude é mito. O melhor jeito para não grudar é dar uma leve mexida de vez em quando

Publicado

em

Massa servida no restaurante Preferito. Foto: redes sociais

Neste quarta-feira, 25 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Macarrão, um dos alimentos mais consumidos em todo o planeta, uma fonte essencial de carboidratos e uma base para uma variedade infinita de pratos deliciosos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A história do macarrão remonta a milênios e se estende por diferentes partes do mundo. Os chineses são frequentemente creditados com a invenção do macarrão, que teria sido levado para o oeste através da Rota da Seda. Da mesma forma, os italianos desempenharam um papel fundamental na popularização e diversificação dos tipos de macarrão que conhecemos hoje. O macarrão é um exemplo notável de como a comida pode transcender fronteiras culturais e geográficas, unindo pessoas em todo o mundo.

Atualmente, é difícil encontrar alguém que não seja apaixonado por pelo menos um prato que leve a massa. Mas, você sabe como se prepara corretamente um bom macarrão? Sabe como não errar na hora de comer? Veja cinco erros que cometemos na hora do preparo.

Cortar a massa: nunca quebre a massa na hora do preparo. É comum as pessoas cortarem o espaguete para que ele “caiba” em uma panela comum (que não seja uma espagueteira). Mas essa prática não é indicada;

Sal na água: é comum colocar sal na água enquanto ela ainda esteja fria. De acordo com os chefes, o ideal é deixar a água entrar em ebulição e só depois adicionar o sal;

Colocar o molho na massa: neste caso a ordem dos fatores altera o produto. Os especialistas afirmam que para o prato ficar perfeito, o ideal é adicionar a massa ao molho. E não o molho a massa

Azeite na água: colocar azeite para que a massa não grude é mito. A crença é que, por ser uma substância escorregadia, o óleo ajude a separar o macarrão. Mas como todos sabem, água e azeite não se misturam e o azeite costuma ficar na superfície. O melhor jeito para o macarrão não grudar é dar uma leve mexida de vez em quando.

Lavar o macarrão: Escorrer e lavar o macarrão não é indicado, porque tira o amido. Se for servir frio ou for adicionar o molho mais tarde, então adicione um fio de azeite para evitar que a massa grude.

Dicas para o preparo

De acordo com Gabriel Oliveira, chefe do restaurante Raiz do Canto, diferentes tipos de massas combinam melhor com diferentes molhos. Por exemplo, massas longas como espaguete são ótimas com molhos mais leves, enquanto massas curtas, como penne, funcionam bem com molhos mais encorpados.

Reserve um pouco da água do cozimento: Antes de escorrer a massa, reserve uma concha da água do cozimento. Ela pode ser usada para ajustar a consistência do molho.

Sirva imediatamente: A massa é melhor apreciada quente e fresca.

Na hora de se sentar à mesa experimente um fio de azeite, uma pimenta do reino moída na hora ou pimenta calabresa, manjericão basilico, tudo isso sendo fresco e de boa procedência fará com que alcance resultados ainda mais preciosos. Queijo parmesão de boa qualidade, nada daqueles industrializados de saquinho. Pecorino ralado é um toque final clássico.

Comer macarrão pode ser uma experiência desastrosa

Use um garfo e uma colher: Na maioria das culturas, é comum usar um garfo e uma colher para enrolar o macarrão, especialmente massas longas como espaguete. Enrole o macarrão no garfo usando a colher para ajudar a segurá-lo. ou utilize a borda do prato substituindo a colher de preferência pratos fundos

Não corte o macarrão: Evite cortar o macarrão com uma faca, a menos que seja uma massa quebradiça, como lasanha. É mais elegante enrolar e saborear o macarrão.

Use guardanapos: Tenha guardanapos à mão para limpar a boca, caso respingue molho ou para limpar as mãos após a refeição.

Coma com moderação: Evite colocar grandes quantidades de macarrão na boca de uma só vez. Coma devagar e com moderação.